O Atlético Goianiense tem mais uma baixa para a temporada de 2022. Se trata do meia João Paulo, que disputou 42 jogos, marcou oito gols marcados e deu cinco assistências com a camisa rubro-negra neste ano. Apesar da alta minutagem em 2021, o camisa 10 sofreu com lesões que o deixaram fora de algumas partidas. A última, inclusive, na coxa direita nesta reta final da Série A.

João Paulo, que estava no Dragão emprestado pela Tombense, está indo para outra equipe mineira. Ele encerra sua segunda passagem pelo clube goiano -a primeira foi em 2018- e já foi anunciado pelo Cruzeiro para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série B. O Atlético-GO perde com a saída de João Paulo? Confira a opinião dos comentaristas da Sagres.

>>> Com futuro indefinido, Fernando Miguel celebra volta por cima no Atlético-GO após rebaixamento com Vasco
>>> Meia João Paulo, que estava no Atlético-GO, é anunciado no Cruzeiro

João-Paulo, ex-meia do Atlético-GO (Foto: Divulgação/Cruzeiro)

André Isac

“A última impressão do João Paulo não foi boa, ele não terminou bem o Campeonato Brasileiro da Série A pela equipe do Atlético-GO, mas o fim da temporada foi bom. Ele foi bem na Copa Sul-Americana, ele foi bem no início do Campeonato Brasileiro. Depois que ele teve a contusão, não voltou da mesma forma, voltou muito irregular. Às vezes, jogava bem e na maioria das vezes, ele foi mal. No início ele tinha um entrosamento muito bom com Zé Roberto, e o Zé Roberto também caiu de produção. O que faz falta para o Atlético-GO é aquele João Paulo lá do início. O último não faz falta. Para o Cruzeiro vai ser bom reforço? O tempo vai dizer, e vai depender muito dele, e aliás um dos erros do Atlético-GO na temporada foi não ter substituto para o João Paulo.”

Cléber Ferreira

“A saída do João Paulo do Atlético-GO não é boa para o Atlético-GO. É um jogador de muita qualidade técnica, um jogador, que focado, rende muito, mas o João é um jogador andarilho. Os empresários que agenciam os seus direitos acabam o colocando sempre em um time, um ano no outro, eu acho que isso é mais lucrativo. Vai reforçar bem a equipe do Cruzeiro porque é um jogador de muita qualidade, e o Atlético-GO tem Wellington Rato de volta, vai ter que procurar um outro meia porque só um camisa 10 para um temporada tão grande como essa… e o Atlético-GO tem Campeonato Goiano, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e a Copa Sul-Americana. São quatro competições muito apertadas, um calendário muito ajustado. Então o Atlético-GO vai ter que procurar outro camisa 10 ou dois. Acho que o time perde com isso, mas o João Paulo é assim mesmo, é um jogador andarilho. O Cruzeiro ganha um grande meia sem dúvida nenhuma”.

José Carlos Lopes

“O João Paulo é bom jogador sim. Esse ano ele não conseguiu entregar tudo aquilo que a gente esperava dele no Atlético-GO. Não jogou bem em algum momento e teve o problema da lesão, e depois um problema disciplinar, então não foi um ano bom para ele na equipe do Atlético-GO, penso até que esse episódio pesou para a saída dele. Ele foi barrado por um período na equipe principal do time. Acho que ele não gostou disso, e o Atlético-GO também não gostou do comportamento do jogador, por isso é que o casamento chegou ao fim. Ele vai para o Cruzeiro, time grande, mas o João Paulo é um jogador mais de nível de Série B mesmo. Acho que o Cruzeiro fez uma boa contratação para disputar a Série B de um Campeonato Brasileiro, e o Atlético-GO perdeu um bom jogador, mas tem condição de colocar no lugar dele um jogador mais interessante. O Rato está voltando e é um jogador muito bom para jogar nessa posição no meio-campo do Atlético-GO”.

Mariana Tolentino é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Unialfa sob supervisão da jornalista Nathália Freitas.