O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Edilberto Dias, e o secretário estadual de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, representaram respectivamente o prefeito Paulo Garcia (PT) e o governador Marconi Perillo (PSDB) no desfile cívico de 7 de setembro na manhã desta quarta-feira em Goiânia.

Confira a galeria de fotos do desfile

O desfile das forças de Segurança percorreu as avenidas Goiás e Tocantins, no Setor Central, e foi aberto pela banda marcial da Polícia Militar (PM). O presidente da Comurg, destacou o que, para ele, representa o significado das comemorações do Dia da Independência do Brasil.

“É um momento ímpar na história do Brasil, onde as Forças Armadas e Militares se apresentam para o povo. Nossas escolas estarão presentes no desfile. É um momento cívico único. Então vamos aproveitar num clima de paz e tranquilidade. Pode haver outras manifestações, mas todas de forma democrática, respeitando o cidadão”, afirma.

No palco, montado na Avenida Anhanguera com a Tocantins, em frente ao Teatro Goiânia, expedicionários que participaram da Segunda Guerra Mundial, assistiam às comemorações pela primeira vez, e se emocionaram, como foi o caso de Nilton Guido, de 93 anos.

“O Exército é tudo na minha vida. Se eu pudesse reviver todo esse passado, eu queria passar a voltar tudo de novo. Com 18 anos eu fui para o Exército, que foi meu pai e minha mãe. Foi lá que eu aprendi a andar, a viver. Tudo o que sou hoje eu devo ao Exército. É como meu pai, minha mãe e todos os meus entes queridos”, relata o idoso.

Para Paulo Roberto, de 58 anos, o dia foi para aproveitar e levar o netinho para assistir ao desfile que, segundo ele, é um momento único. “As escolas manifestando o civismo, que é importante; os militares, que é um momento de descontração para eles também, diante de todo o seu cotidiano que é muito pesado e muito estressante”, afirma.

De acordo com números da Guarda Civil Metropolitana (GCM), cerca de 10 mil pessoas acompanharam o desfile no centro da capital.

Manifestações

Dois grupos fizeram protestos durante o desfile cívico desta quarta-feira. Um deles protestou pedindo a saída de Michel Temer (PMDB) da presidência da República, e o outro contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Houve também protestos contra a implantação das Organização Sociais (OSs) nas área da Saúde e da Educação em Goiás.Os manifestantes carregavam faixas com mensagens de “Fora Temer” e “Golpe Nunca Mais”, além de bandeiras de partidos políticos. Segundo os organizados, eram cerca de 200 pessoas no protesto. Já a Polícia Militar afirma que eram 70.

Com informações do repórter Jerônimo Junio