A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inicia nesta segunda-feira (27) uma ação para ampliar a testagem em massa da população para Covid-19, com objetivo de fazer o diagnóstico precoce do vírus e poder evitar o agravamento dos casos e mortes causadas pela doença. A iniciativa será realizada até a sexta-feira (31), nos bairros com mais casos ativos confirmados da Covid-19.

Segundo a prefeitura, os agentes de combate a endemias (ACE’s) e agentes comunitários de saúde (ACS’s) visitarão os moradores para localizar pessoas com sintomas da infecção e encaminhá-las para a testagem com o exame RT-PCR na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Segundo o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, as atividades tiveram início no Setor Independência Mansões, nesta segunda (27), com a participação de 20 ACS’s. Já na quarta-feira (29), os agentes devem começar a ação no Buriti Sereno, o maior bairro da cidade, com 135 ACE’s preparados para visitar 8 mil imóveis.

“Vamos buscar possíveis infectados em suas residências e conhecer a realidade de cada pessoa e família para identificar mais casos. A partir daí, vamos isolar e tratar os doentes antes que se agravem, garantindo mais tranquilidade e conforto para os moradores do município”, afirmou.

O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, destacou o papel fundamental dos ACS’s e dos ACE’s durante esta ação. De acordo com Assunção, os profissionais conhecem suas áreas de atuação, contam com a confiança dos moradores e foram treinados para esse novo desafio.

“O trabalho deles vai contribuir decisivamente para que possamos testar mais pessoas e uma vez identificados os doentes, passemos a monitorá-los e a orientá-los com a equipe de Telemedicina, sendo que os mais vulneráveis ao vírus farão, a cada dois dias, uma bateria de exames laboratoriais para análise da evolução da Covid-19”, disse.

De acordo com painel da SMS de Aparecida, o Setor Buriti Sereno é o que possui maior número de casos, 540, seguido por Cidade Vera Cruz (331), Jardim Tiradentes (288) e Independência Mansões (242).

Quem pode fazer o exame

Segundo a SMS, os testes RT-PCR de Covid-19 são destinados a pessoas com sintomas gripais, principalmente aquelas dos grupos prioritários como idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o Coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados.

Os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer unidade da rede pública ou mediante ligações no 0800-646-1590. Os drive-thrus funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Os resultados saem em até 48 horas e quando são liberados os pacientes recebem uma mensagem via WhatsApp com código e senha para acessar o site do laboratório e baixar o resultado.