A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na manhã desta quinta-feira (9) o calendário revisado das competições masculinas para o segundo semestre. Os torneios, que começam nos meses de agosto e setembro, estão marcados para serem encerrados somente no próximo ano.
No caso do Vila Nova, por exemplo, a Série C do Campeonato Brasileiro se inicia no dia 8 de agosto e só será finalizada no dia 31 de janeiro de 2021 caso o Tigre avança de fase. A projeção, porém, obrigaria os clubes a prorrogarem os contratos dos atletas que se encerram nesta temporada.
Por conta da pandemia, o presidente Jair Bolsonaro editou a Medida Provisória 984/2020 que permite aos times firmar contratos de trabalho de 30 dias com os atletas. Anteriormente o tempo mínimo para os vínculos era de 90 dias, como está descrito na Lei Pelé. Essa atitude, porém, aumentaria os gastos e, por isso, a diretoria colorada vai propor uma mudança nas datas para que a terceira divisão se encerre ainda esse ano.
“O nosso pensamento é que o campeonato termine esse ano. Nessas datas passadas pela CBF tem jogos somente aos domingos e a nossa ideia é colocar partidas também no meio de semana para que possamos reduzir esse tempo de competição, que seria também uma redução de custos para os clubes. A maioria do Vila Nova aqui do Vila Nova vai até 30 de novembro, então teríamos que fazer uma prorrogação ou ampliar esse contrato até meados do ano que vem”, explicou o vice-presidente colorado Leandro Bittar, à Sagres 730.
O dirigente explicou também que a proposta não foi levada à CBF ainda, mas que esse contato acontecerá assim que a tabela detalhada for divulgada. A iniciativa vai sugerir à entidade, por exemplo, que dois jogos aconteçam fora de casa em sequência e que os adversários sejam de localidades mais próximas para facilitar a logística.
“Nós não tivemos ainda o acesso a essas datas, mas o que a gente imagina é que a CBF possa fazer uma tabela que a gente tenha condições de fazer dois jogos em casa e dois fora para reduzir custos e também trabalharmos a ideia de ter partidas também no meio de semana. Por exemplo, quando o Vila sair para fazer um jogo fora, aproveitar a logística e fazer não só essa partida, mas também uma outra no meio de semana”, analisou.
Segundo Leandro Bittar a sugestão do Vila Nova já foi levada para outras equipes que também vão disputar a Série C e muitas estão de acordo com o pensamento da diretoria colorada.
“Nós já conversamos com alguns clubes. Uns têm o mesmo entendimento Vila Nova, outros acreditam que com o prolongamento do campeonato poderá haver presença de público nas últimas rodadas, o que até agora é um ponto de interrogação”, revelou.