A prefeitura de Aparecida de Goiânia inaugurou nesta segunda-feira (25) um sistema de videomonitoramento composto por 50 câmeras de segurança. As câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade. São cinco ilhas ao todo, com dez câmeras cada uma, instaladas no Centro Histórico; na Avenida Rio Verde, região do Cruzeiro do Sul; Avenida Igualdade, na região do Garavelo; Avenida Independência, abrangendo regiões do Tiradentes e Buriti Sereno; e avenida São Paulo e Tapajós, na região da Vila Brasília.

As regiões escolhidas são de grande fluxo de pessoas e trânsito, com várias agências bancárias, lotéricas, shoppings, comércio, farmácias, postos de combustíveis, supermercados e hipermercados, faixas de pedestres, terminais e pontos de ônibus, escolas e faculdades. O objetivo é que elas ajudem no combate aos crimes de furto e roubo a pedestres e usuários do transporte coletivo.

A prefeitura também entregou equipamentos e veículos para a Guarda Municipal da cidade. O objetivo é proporcionar mais segurança aos aparecidenses e criar condições para que a Guarda cumpra bem o papel de resguardar o patrimônio público de Aparecida.

Parceria com governo federal

A central de videomonitoramento, que foi instalada na antiga sede da Prefeitura de Aparecida, no Centro Histórico da cidade, é coordenada pelos oficiais da Guarda Municipal que farão contato imediato com as viaturas da Guarda e Polícia Militar caso seja constatado algo errado nas imagens. O objetivo é empreender um trabalho conjunto entre a Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, e demais entidades que compoem o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) implantado em Aparecida.

O investimento total na central de vídeomonitoramento foi de aproximadamente R$ 2 milhões, sendo R$ 60 mil de contrapartida da prefeitura de Aparecida e o restante em recursos do Ministério da Justiça.