(Foto: Reprodução/Internet) 

A cidade de Aparecida de Goiânia será sede, neste domingo (14), da 7ª Parada do Orgulho LGBTI+. A concentração será a partir das 14h na Avenida Uru, esquina com Av. Rio Verde, próximo ao Buriti Shopping. A passeata está prevista para começar às 18h e o percurso será o mesmo das últimas edições. A expectativa da Comissão Organizadora é reunir entre dez e quinze mil participantes, já que esta é considerada a segunda maior manifestação do gênero no estado de Goiás.

Em 2019 o tema escolhido é: “50 Anos de Stonewall. 50 Anos de Luta LGBTI+”. Este tema foi escolhido em reunião das ONGs que promovem e apoiam a parada, com o objetivo de registrar o meio século de existência do movimento social organizado.

Em 28 de junho de 1969, no bar Stonewall In, em Nova Iorque, um grupo de pessoas LGBTI resolveu reagir à truculência da polícia durante uma das abordagens rotineiras no local. O confronto tomou uma proporção enorme se prolongando por alguns dias e resultou, meses depois, na criação das primeiras organizações de direitos homossexuais. Um ano depois, para comemorar o “Levante de Stonewall”, como ficou conhecido o episódio, várias pessoas marcharam pelas ruas de Nova Iorque naquela que seria a primeira parada do orgulho LGBTI. De lá as marchas se espalharam para outras cidades americanas, para a Europa e para o resto do mundo. Hoje, no Brasil são realizadas cerca de 300 paradas do orgulho, sendo cerca de 30 delas no estado de Goiás.

Nestes 50 anos do movimento social organizado, muitas conquistas foram alcançadas, como a retirada da homossexualidade do Cadastro Internacional de Doenças pela OMS, a união estável entre pessoas do mesmo sexo, o direito à adoção por casais homoafetivos, o uso do prenome e do gênero nos documentos oficiais e, mais recentemente, a equiparação da homofobia ao crime de racismo pelo STF.

Na parte cultural, estão previstas as apresentações musicais, shows com drag queens, grupos de danças, cantores, etc. Vários DJs animarão o público em passeata. A manifestação política contará com a distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção das IST/AIDS, Sífilis e Hepatites Virais. Na concentração será feita a aplicação do Teste Rápido com Amostra de Fluído Oral, Vacinação contra Sífilis e Hepatites Virais e outras atividades que visam à saúde, e outros ligados aos direitos humanos e cidadania da população LGBTI+.

Com informações da Assessoria