Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) revelou que apenas 58% das escolas brasileiras contam com computador e Internet para uso dos estudantes. A entidade estabelece as diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no país e lançou o estudo nesta segunda-feira (25).

Por outro lado, um dado em destaque é que 94% das instituições de Ensino Fundamental e Médio já estão conectadas à rede de internet e o aumento dessa conectividade está relacionado a pandemia. Mesmo assim, a pesquisa  TIC Educação 2022 apontou a falta de computadores (notebook, desktop e tablet) e conectividade à rede para uso dos alunos. 

TIC Educação 2022

A pesquisa TIC Educação é realizada desde 2010 “para investigar a disponibilidade de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas brasileiras de Ensino Fundamental e Médio, e o seu uso e apropriação por estudantes e educadores”, afirmou o CGI.br.

A edição de 2022 ouviu 10.448 pessoas de 1.394 escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e particulares. As entrevistas ocorreram presencialmente, entre outubro de 2022 e maio de 2023. Renata Mielli, coordenadora do CGI.br, afirmou que o estudo contribui para o avanço da equidade no acesso à Internet no Brasil.

“A TIC Educação oferece um mapeamento detalhado para a elaboração de políticas públicas que impulsionem a conectividade nas escolas e a geração de habilidades digitais entre a comunidade escolar”, contou.

Os entrevistados fazem parte da comunidade escolar brasileira. Assim, 959 das pessoas ouvidas eram gestores escolares, 873 coordenadores, 1.424 professores e 7.192 alunos.

Educação digital

De acordo com os dados coletados, as unidades escolares têm alto índice de acesso à internet. Então, as escolas particulares têm 99%, as escolas públicas 93% e as unidades localizadas nas áreas rurais têm 85%. No entanto, a qualidade do acesso ainda é baixa.

A presença de computadores é maior nas unidades que ofertam atividades de ensino e de aprendizagem, sendo 86%. O dado mostra o cenário da educação digital no país. Os docentes apontaram a falta dos dispositivos como empecilho para utilizar recursos tecnológicos em atividades educacionais. Ainda sobre a educação digital, a pesquisa revelou a importância das escolas na educação digital dos estudantes. Principalmente em temas como uso excessivo de jogos e tecnologias digitais e cyberbullying.

Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) que conduziu o estudo, afirmou que a conectividade nas escolas é significativa para o processo educacional.

“A apropriação dos recursos digitais por estudantes e educadores na criação de oportunidades de aprendizagem e na construção de conhecimentos é o que torna a conectividade, de fato, significativa na educação. Com base nos dados, é possível constatar o quanto a presença e a qualidade da conectividade nas escolas podem afetar as oportunidades de uso dos recursos educacionais nas atividades de ensino e de aprendizagem”, disse.

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