Treinadores que realizam curso na CBF (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Acontece desde a última terça – feira (4) na Granja Comary, em Teresópolis, o curso Licença PRO, que garante aos técnicos de futebol do Brasil, a autorização para comandar qualquer clube do futebol nacional. Dos times de Goiânia – Atlético, Goiás e Vila Nova – apenas o novo técnico esmeraldino, Maurício Barbieri, é quem marca presença.

Com relação os dois outros técnicos da capital, Umberto Louzer, do Vila Nova, não está participando do curso da CBF, enquanto Wagner Lopes, do Atlético, já tem todos os diplomas oferecidos pela entidade.

“Já terminei todos os cursos existentes na CBF. Me formei na licença “A” e também na licença “PRO”. Agora tem um curso, em dezembro, na Itália, que vai ser muito bom, mas não vou poder ir. Estarei no Japão, pois vou participar das comemorações de 50 anos do meu ex-clube”, explicou Wagner Lopes.

tite e helio dos anjos curso cbf
Tite e Hélio dos Anjos, ex-treinador do Goiás (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Também participam do curso para a licença “PRO”, técnicos que estiveram recentemente no futebol goiano, como Mazola Júnior, que passou no Vila Nova em 2017, Claudio Tencati, que treinou o Atlético na maior parte de 2018, Hélio dos Anjos e Ney Franco, ex – Goiás. Em busca de outra licença, está Márcio Fernandes, que por causa do curso na Granja Comary, nem se apresentou à Aparecidense.

Os três últimos técnicos da seleção brasileira: Mano Menezes, Dunga e Tite, também participam das aulas. “É nossa busca, enquanto técnico, de aperfeiçoamento e troca de ideias daquilo que é representado em cada equipe. É a busca de informações pra gerar conhecimento. O curso serve para o processo de evolução e reciclagem”, disse o atual treinador da seleção brasileira

Licenças

Quatro licenças são oferecidas pela CBF. A “PRO”, dá direito ao profissional treinar qualquer equipe profissional, com uma diferença para a licença “A”, já que possui atualizações científicas oferecidas durante o curso. Também tem a licença “B” para aqueles que querem treinar categorias de base, e a “C” para professores de escolinhas de futebol. A CBF cobra pelo cursos e os preços variam de R$ 5 mil até quase R$ 20 mil.

dunga e mano menezes cursos cbf
Dunga e Mano Menezes, ex-técnicos da Seleção Brasileira também participam do curso (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)