Imagina aprender biologia com um jogo de tabuleiro? Confesso que eu gostaria de ter tido métodos lúdicos na hora da aula, mas sou grata aos meus professores por terem se esforçado com o que era disponível na época para tornar as aulas agradáveis. Afinal, os jogos têm se revelado como ferramentas poderosas no contexto educacional, proporcionando experiências imersivas que estimulam a aprendizagem de forma única. Ao integrar conceitos educacionais em narrativas envolventes, os jogos incentivam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais.
Além disso, proporcionam um ambiente seguro para experimentação e falha, promovendo a persistência e o pensamento crítico. A interatividade dos jogos, independente se é digital ou manual, permite aos estudantes explorar conceitos complexos de forma prática e intuitiva, transformando a educação em uma jornada dinâmica e cativante.
O Aperte o Play dessa semana, é sobre um jogo que tem feito a diferença na vida 3.000 alunos da rede pública em Goiás, o jogo botânico. É um jogo de tabuleiro utilizado nas aulas de biologia para que os alunos testem seus conhecimentos de uma forma imersiva e lúdica.
Confiram na íntegra:
O Aperte o Play segue em um novo horário. Toda quarta-feira, às 20h30. Acompanhe pelo canal aberto 26.1 em Goiás e no canal do youtube Sistema Sagres.
Leia também: