O primeiro Anuário de Certificação Lixo Zero do Brasil será lançado no dia 10 de abril, no painel de abertura do AYA Earth, em São Paulo (SP). O evento é parte do Movimento Nova Economia e que irá celebrar o Dia Mundial do Lixo Zero, alguns dias depois da data oficial, que é 30 de março.

O tema do AYA Earth é centrado no eixo Indústria e Materiais e será: “A Nova Economia é Lixo Zero”. Aliado a agenda 2023, o evento terá momentos para avaliar as metas e os compromisso do país com o desenvolvimento sustentável. Desta forma, então, os participantes terão três painéis sobre economia e lixo zero, gestão de resíduos e tecnologias e valor do resíduo.

Para avaliar o que o país já faz na gestão de resíduos, surgiu a ideia de compilar os dados em um anuário. O documento foi produzido pela certificadora Zeros, única empresa brasileira que confere o selo e certificação de lixo zero no Brasil. O material trará dados de mais de 100 empresas.

Primeiros dados

A certificadora Zeros informou que 44% das empresas são indústrias, 33% são estabelecimentos comerciais, 17% de eventos e 3% são de obras e sets de filmagem. As indústrias são o setor mais representado entre as 100 empresas. Dentre elas tem 39% de produtoras de alimentos e bebidas, 24% automotivas e 10% são empresas como embalagens.

Mas ainda consta empresas de cosméticos, papel, indústria têxtil, combustíveis e construção civil. São Paulo (24%) tem a maior quantidade de empresas avaliadas, seguido de Santa Catarina (15%), Mato Grosso (10%) e Minas Gerais (8%). 

*Com informações do portal Notícia Sustentável

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia mais: