Em meio a uma crise social, com 11 assassinatos de moradores de rua registrados nos últimos dois meses, a prefeitura de Goiânia anuncia que vai realizar o 2° Mutirão da Acolhida, nos dias 14 e 15 de dezembro, na Unidade Municipal de Assistência Social (Umas) Pedro Ludovico, localizado na Praça Central do no Setor Pedro Ludovico.

O movimento, intitulado “Conte com a Gente”, terá início a partir das 15h do dia 14, na sexta-feira e se encerrará às 12h do dia 15, no sábado.

O órgão promete “20 horas ininterruptas” e mais de 100 profissionais das secretarias de Defesa Social, Assistência Social, Saúde, Trabalho, Educação e Juventude em regime de plantão e revezamento para acolher e orientar pessoas em situação de rua sobre os projetos sociais do Governo Municipal. Também devem participar representantes do Centro Espírita Ramatizes e da Casa de Eurípedes.

Serviços

Segundo a prefeitura, vão ser oferecidos, às pessoas em situação de rua, serviços como emissão de documentos, teste rápido para HIV/DST, vacinas contra febre amarela e tríplice viral, verificação de pressão arterial, teste de glicemia, encaminhamentos para o Centro Integrado de Assistência Médica Sanitária (Ciams) mais próximo, comunidades terapêuticas, Casa de Eurípedes, rodas de conversa, distribuição de kits de higiene, alimentação, sala de escuta psicossocial, recâmbio para cidades de origem, banhos, corte de cabelo e encaminhamentos para consultórios médicos, atividades laborais (Reiki e acupuntura).

Campanha contra a mendicância

Durante o Mutirão da Acolhida será iniciada a campanha “Não dê esmolas, promova a Cidadania”, que tem como objetivo informar a sociedade civil, que o ato de dar esmolas, perpetua a perda da cidadania – reforçando a situação de abandono e exclusão social das pessoas em situação de rua, deixando-as em uma situação de acomodação, sem buscar ou aceitar assistência, trabalho ou estratégias para mudar a sua história de vida.

Educadores sociais estarão nestes dois dias, alertando a população de que dar esmolas não ajuda as pessoas e acaba perpetuando seu estado de mendicância.

No dia 17 de dezembro, a Semas promoverá, na Avenida 24 de outubro, em Campinas, a caminhada contra a mendicância.