O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), ainda não sancionou ou vetou o projeto de autoria do vereador Clécio Alves (MDB) que causou polêmica ao retirar a homenagem feita ao jornalista e ambientalista Washington Novaes de parque no Vera Cruz II, em Goiânia. A homenagem passou a ser para o sargento David Luiz Rodrigues, considerado um dos primeiros moradores da região. Rogério Cruz relata que tem conversado para resolver a questão.

De acordo com o prefeito o prazo para sancionar ou vetar a matéria vai até o dia 12 deste mês.  Ele argumenta que tem conversado com Clécio Alves para conceder homenagem a Novaes. Ele cogita confirmar o nome do sargento David Luiz para o parque do Conjunto Vera Cruz e ainda alterar o nome de outro parque fazendo referência ao jornalista e ambientalista.

“Eu tenho até o dia 12 para sancionar ou vetar o projeto, claro, existem conversas a serem feitas, estamos conversando com o vereador Clécio Alves para que possamos fazer a coisa correta, sermos justos, temos vários parques ambientais, inclusive mais bonitos dentro de Goiânia. Estamos fazendo um estudo junto com o vereador Clécio Alves para que possamos dar o nome do parque do Vera Cruz ao sargento ou alterar o nome de outro parque dando ao Washington Novaes”, explicou.

A entrevista foi concedida durante o programa Sagres Sinal Aberto desta quarta-feira (5).

O jornalista morreu em agosto do ano passado por complicações de uma cirurgia. A polêmica ocorreu da seguinte forma:  O prefeito Rogério Cruz havia determinado a retirada de todos os projetos enviados à Câmara Municipal pela gestão de Iris Rezende (MDB).

Um dos projetos havia sido enviado por Iris dando homenagem a Washington Novaes no recém inaugurado parque no Conjunto Vera Cruz.  No intervalo em que a matéria enviada por Iris não estava tramitando na Câmara, o projeto de Clécio Alves foi aprovado, mas com o nome do sargento para o parque.

Após repercussão negativa, o vereador Clécio Alves informou que pretende buscar um espaço maior para a memória de Novaes.  Ele relatou que o espaço localizado no Conjunto Vera Cruz II não estava a altura da lembrança pois o “parque é pequeno e tem pouca expressividade na capital”.

Ele destacou que o Sargento David Luiz foi um morador pioneiro do Conjunto Vera Cruz. Os 11 filhos todos continuam morando no Conjunto Vera Cruz e participou da história do bairro. Clécio sugeriu dar o nome do Parque Areião ao jornalista Washington Novaes.