O jornalista Washington Novaes morreu nesta segunda-feira (24). Ele estava internado em um hospital em Aparecida de Goiânia após cirurgia para retirada de um tumor no intestino. A notícia da morte foi dada por seu filho, o cineasta Pedro Novaes.

De acordo com informações do filho, Washington Novaes havia descoberto o tumor em março deste ano. O jornalista estava na UTI desde a última quinta-feira (20), quando passou por cirurgia. Mas no domingo seu estado se agravou e por conta de uma infecção e problemas no figado.

Paulista, Washington Novaes foi editor do Globo Repórter, Jornal Nacional e foi um dos diretores de Domingo da Gente. Seu trabalho foi marcado por ser um dos primeiros jornalistas do Brasil a se dedicar a questões ambientais e indígenas. Washington assinou produções de documentários e livros que abordava os temas.

Ao longo de sua carreira o jornalista acumulou prêmios por seu trabalho. Em 1981 ele dirigiu o documentário “Amazonas, a pátria da água”, vencedor da medalha de prata no Festival de Cinema e e Televisão de NY. Em 1992 ele recebeu o Esso especial de Ecologia e Meio Ambiente. Em 2004 foi novamente premiado com Professor Azevedo Netto.