O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 17 de maio o prazo final para as convocações por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo começou no dia 28 março e se encerraria na terça-feira, 30 de abril.

No entanto, candidatos que se inscreveram para o Fies reclamaram de problemas durante o processo seletivo do programa.

Os estudantes que disputam mais de 67 mil vagas para fechar contratos de empréstimo e pagar a graduação relataram falhas técnicas. Além disso, demora excessiva na fila de espera e outros problemas que, na visão deles, exigiriam uma ampliação do prazo de inscrições.

Segundo o MEC, a prorrogação atende às solicitações dos estudantes que demandam oportunidades de ingressar na educação superior com um financiamento subsidiado pelo governo federal.

Em 2024, o Fies oferece 112.168 vagas, sendo que, para o primeiro semestre, foram ofertadas 67.301.

De acordo com o Ministério da Educação, as vagas eventualmente não ocupadas nessa edição do primeiro semestre serão ofertadas, novamente. A oferta acontecerá no processo seletivo do segundo semestre deste ano, cuja oferta prevista é de mais de 44 mil novas vagas.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 04– Educação de Qualidade.