A chuva “deu o ar da graça” na tarde deste domingo em diferentes regiões de Goiânia e até mesmo em pontos distintos do estado. Desta forma, moradores já podem respirar mais avaliados, pois a temperatura baixou um pouco, e a umidade também aumentou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a última chuva caiu no dia 13 de junho. Naquele mês Goiânia, registrou apenas um dia com chuva, totalizando 4,9 milímetros (mm).

O valor equivale a 58% da Normal Climatológica de 1991-2020 (média histórica), que é de 8,4 mm, e representa, portanto, um déficit de 3,5 mm em volume. Em julho não choveu e, portanto, um déficit de 100% da Normal Climatológica de 1991-2020 (média histórica), que é de 1,5 mm.

De lá pra cá, o tempo foi ficando mais seco, com acréscimos de temperatura e diminuição na vazão do Meia Ponte, responsável pelo abastecimento de quase 40% da capital e outras regiões conurbadas, como Trindade e Goianira.

Foram 68 dias sem chuva, quase 10 semanas no período de estiagem. Há relatos de chuvas em diferentes partes de Goiânia. No vídeo abaixo, a chuva caiu no Jardim Mariliza, região sudeste capital.

Chuva na região do Jardim Mariliza, em Goiânia. Vídeo: Samuel Straioto.

Previsão do tempo

A passagem da chuva em uma época pouco comum ajuda a aumentar um pouco a umidade relativa do ar que subiu de 25 para 58%.

A previsão do tempo mostra pancadas de chuvas isoladas ao longo dos próximos dias e clima mais ameno na capital.

Meia Ponte

A chuva também reflete na bacia do Meia Ponte, principal manancial na Região Metropolitana de Goiânia. A chuva ainda que passageira ajuda a retardar a baixa na vazão do manancial.

A vazão estava no dia 13 de agosto (data da última medição), de acordo com a Sala de Situação da Saneago, em 7983 litros por segundo, em nível de alerta e se aproximando do nível crítico 1, quando a vazão é igual ou inferior a 5500 litros por segundo.

O nível mais baixo é o crítico 4, quando a vazão fica igual ou inferior a 2 mil litros por segundo.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 06 – Água Potável e Saneamento.