Doze jovens do programa Aprendiz do Futuro iniciaram neste sábado, 2, a sua jornada rumo à uma imersão cultural e educacional na Europa. O embarque aconteceu no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, durante a madrugada, e a previsão é que eles cheguem a Paris na manhã deste domingo, 3. 

O Programa Aprendiz do Futuro é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, em parceria com a Demà Jovem by Renapsi. A comitiva que embarcou para Paris conta com jovens de Luziânia, Planaltina, Vicentinópolis, Goiânia, Anápolis, Campos Verdes, Campinaçu, Itapaci, Damianópolis e Damolândia. 

Aprendizes do futuro a caminho de Paris (foto: Abner Marcelo)
Aprendizes do futuro a caminho de Paris (foto: Abner Marcelo)

“Estou ansiosa para tudo, desde entrar no avião, até conhecer os pontos turísticos e viver toda essa experiência. Tenho certeza que é uma oportunidade única e eu vou aproveitar tudo o que puder. Sei que será memorável e eu contarei até para os meus tataranetos”, afirmou a jovem Izabella Oliveira, de Luziânia, enquanto despistava o frio na barriga às vésperas da sua primeira viagem de avião. 

A Conselheira Presidente da Demà Jovem by Renapsi, Raquel Barbosa, destacou a importância dessa oportunidade para os jovens que estão viajando, mas também para que os mais de 40 mil jovens aprendizes da instituição em todo o país se inspirem nessa jornada. 

“O incentivo a outros jovens ao perceberem que com esforço e dedicação se consegue ultrapassar muitas barreiras, como eles se dedicaram, por exemplo, ao conhecimento da matemática, e conseguiram através dessa jornada obter as melhores notas que os classificaram para essa viagem. Mostrar para aqueles jovens que às vezes ficam esperando a vida passar, que é possível, mesmo que você more no interior, por exemplo”, pontuou. 

O itinerário, denominado Rota Olímpica, começa por Paris, na França, e passa por Genebra e Lausanne, na Suíça. Além dos principais pontos turísticos da capital francesa, os jovens se conectarão com espaços de referência da educação, como a Universidade de Sourbonne, e a Escola Profissional em Lausanne, além de conhecer alguns dos espaços onde foram disputados os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris, bem como o Museu Olímpico, na Suíça. 

A viagem à Europa é um prêmio aos primeiros colocados do Desafio Aprendizes da Matemática, que envolveu mais de 1500 jovens em todo o estado de Goiás, todos estudantes da rede pública de ensino. Além dos 12 primeiros colocados que foram premiados com a viagem, a iniciativa premiou ainda outros 18 jovens com celulares e fones de ouvido.