Especialistas discutem impactos da Inteligência Artificial e tecnologias na educação 

O Teatro Rio Vermelho, em Goiânia, recebeu nesta quarta, 30, especialistas de diversas áreas da tecnologia e inovação para discutir os avanços da inteligência artificial e seus impactos em diversos setores, entre eles a educação. 

Com o tema “O Futuro é agora”, o evento reuniu líderes, executivos e estudiosos, com o objetivo de abordar novas perspectivas e debater as mudanças que a humanidade deve experimentar sob o ponto de vista da tecnologia nos próximos 10 anos. 

A educação esteve presente na discussão com exemplos de como a inteligência artificial tem aplicação prática no setor. Em Goiás, a inovação está presente, por exemplo, no dia a dia da rede pública de ensino através da estratégia Ser Goiás, que auxilia estudantes e professores na jornada de aprendizado. 

“Foi um evento muito proveitoso e importante. Discutir IA no campo da educação é gratificante e inspirador. Uma oportunidade para tratarmos um pouco do que está sendo executado e os resultados alcançados até o momento e também discutir os novos caminhos a serem trilhados. O estado de Goiás liderado pelo Governador Ronaldo Caiado tem investido em novas tecnologias. Na Seduc temos várias ações organizadas e que orientam a gestão da secretária Fátima Gavioli. O SerGoiás se mostrou uma ferramenta poderosa, que vai de encontro a necessidade de uma educação adaptativa e inovadora, e que entregou uma efetividade considerável”, pontuou Bruno Marques Correia, Superintendente de Tecnologia da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

O Ser Goiás é uma inteligência educacional multiplataforma que conecta professores e mais de 300 mil estudantes a um ambiente de aprendizagem com conteúdos multimídia, educação para a sustentabilidade, objetos digitais e atividades lúdicas para diferentes componentes, eletivas e projetos interdisciplinares.

A estratégia é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Sagres, através da inteligência educacional Sagres Educa. A doutora em Modelagem Computacional, Giselle Couto, participou do painel representando a Sagres Educa, e compartilhou as experiências da estratégia que promove educação baseada em dados. 

“Foi uma grande oportunidade participar desse evento e abordar como a inteligência artificial pode revolucionar a educação, além de apresentar as ferramentas e metodologias que nosso time vem desenvolvendo e que se adaptam às necessidades individuais dos alunos. Com a NIA (Navegadora Inteligente do Amanhã) conseguimos promover um ensino mais acessível e efetivo”, explicou. 

O painel contou ainda com a participação do CEO da Demà, Juan Carlos Moreno, que destacou o compromisso da instituição em oferecer soluções de aprendizado e desenvolvimento para os jovens, conectados com as últimas tendências e inovações do mercado, com o objetivo de moldar o futuro do trabalho e da educação e impactando positivamente a vida desses jovens.

“No contexto da metodologia Demà que estamos implementando, é essencial lembrar que, apesar dos avanços tecnológicos, nosso maior desafio é manter o jovem como foco principal. Em outras palavras, a tecnologia, por mais avançada que seja, deve estar a serviço e apoio dos nossos jovens e clientes. É deles que estamos falando. Essas ferramentas precisam ser utilizadas para promover o desenvolvimento integral dos jovens”, destacou.

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade

Leia mais: