Foto: EBC

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (31), o projeto de lei Complementar que proíbe a utilização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos em recintos abertos ou fechados, em áreas públicas ou locais privados, no município de Goiânia.

De autoria dos vereadores Andrey Azeredo (MDB) e  Zander Fábio (Patri, o projeto proíbe, em qualquer hipótese, a queima, o manuseio e a utilização, por quaisquer meios, de fogos de artifício, bombas, morteiros, busca-pés e demais artefatos que causem poluição sonora, através de estouros, estampidos e outros.

A matéria também proíbe soltar balões impulsionados por material incandescente, fazer fogueiras sem prévia autorização do órgão municipal competente e a utilização de aparelhos celulares e similares eletrônicos em auditórios, teatros e cinemas.

De acordo com Zander Fábio, “a poluição sonora causada pelos objetos vedados nesta lei afeta gravemente os moradores de nossa capital, que já são naturalmente submetidos a constante barulho excessivo, em face da própria estrutura da cidade. Além dos humanos, os animais, como cães, gatos e aves, também são gravemente afetados, sendo que o barulho pode levá-los à surdez, stress, ansiedade, alteração cardíaca e até a morte”.

O projeto ainda precisa ser sancionado ou pode ser vetado pelo prefeito Iris Rezende (MDB).