A Arena Repense desta semana destaca como projetos desenvolvidos por alunos em escolas, em Goiânia, podem colaborar para o fomento de ações sustentáveis, promovendo ações que dão novo destino a materiais que poderiam ser descartados no meio ambiente.

Reportagem de Palloma Rabello mostra como jovens criaram um material plástico sustentável a partir de amido de milho.

Assista a Arena Repense

O uso de material plástico é um dos grandes problemas atuais em diversos países do mundo. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares.

Um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) de maio deste ano destaca que a poluição plástica pode ser reduzida em 80% até 2040.

Outro aspecto é o descarte de materiais inadequados em diferentes locais de Goiânia. Para evitar uma dispensação incorreta, foram criados ecopontos para que os materiais sejam reaproveitados, diminuindo o impacto ambiental.

Programa

A Arena Repense é um programa do Sistema Sagres, em parceria com a Demà By Renapsi e apoio da Fundação Pró-Cerrado.

A apresentação é de Jéssica Dias e Samuel Straioto. A cada edição, um polo diferente da Renapsi participa do programa. Na oportunidade, será a vez do polo Tocantins.

A proposta é convidar você a repensar esforços desempenhados pela sociedade sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São metas da Organização das Nações Unidas (ONU), que compõem a Agenda 2030.

Veja abaixo as últimas edições da Arena Repense

Leia outros conteúdos da Arena Repense

Educação ambiental em empresas estimula trabalhadores em práticas sustentáveis

Projeto forma crianças mais conscientes sobre preservação ambiental