No Arena Repense desta semana, o Sistema Sagres conversou com o diretor científico do Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), Júlio Meneghini. O especialista falou sobre a necessidade de inovação para que o ser humano enfrente a crise climática, além de explicar que é preciso alterar o modo de viver, com foco no uso eficiente de energia elétrica.

“Nós temos que conciliar duas coisas, a capacidade de inovação e, a partir do surgimento da inovação, trabalhar arduamente quanto à percepção pública, mostrar que o comportamento humano tem que mudar para enfrentar essa grande pandemia do século XXI, que não é a Covid, é a questão das mudanças climáticas”, declarou.

Sobre inovação, o repórter da Sagres Johann Germano, produziu uma matéria sobre estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG), que desenvolveram um projeto de eficiência energética na instituição. As ações abrangem iluminação, geração de energia solar e aquecimento solar da água.

Assista a seguir a matéria e, em seguida, o Arena Repense:

A mudança quanto à geração de energia, com uso eficiente e criação de novas formas, segundo Júlio Meneghini, é essencial pois é, justamente, neste ponto que o ser humano mais emite gases de efeito estufa, “o principal elemento para as mudanças climáticas”. “Ao usar energia mais conscientemente, a geração e a emissão de gases do efeito estufa diminuem. É possível fazer isso, desde que conscientize o usuário a utilizar de maneira mais racional tudo aquilo que gasta energia”, disse o diretor do RCGI.

Ainda segundo Júlio, outro ponto positivo para que haja essa conscientização é a redução de custos. “Então, isso é fundamental, sempre pensar no meio ambiente, sabendo que você vai gerar uma oportunidade de economizar energia e consequentemente, economizar no custo daquela energia que, de fato, vai sair do seu bolso”.

Confira a seguir edições anteriores da Arena Repense: