O líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Bruno Peixoto (MDB), explicou à Sagres 730 nesta sexta-feira (8) a lei nº 20.771, de 06 de maio de 2020, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado, que permite aos municípios o uso de recursos repassados pelo Estado de Goiás, por emendas parlamentares, em ações de combate ao covid-19.

Serão R$ 351,7 milhões ao Fundo Estadual de Saúde (FES), destinado para aparelhar hospitais de campanha nos municípios de Itumbiara, Luziânia, Jataí, Formosa, São Luís de Montes Belos, Águas Lindas de Goiás, Anápolis, Goiânia e Porangatu. A verba também será usada para aquisição de equipamentos médico-hospitalares e proteção individual, além de servir para a aquisição de testes rápidos para o enfrentamento da crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19.

O parlamentar detalhou que cada deputado poderá decidir quanto à destinação das emendas. “Vai depender de cada parlamentar, o município que ele representa e que destinou a emenda ele vai poder alterar”, afirmou. “Tem cidades que estão em situações, onde o avanço do covid-19 está indo de uma maneira mais acelerada, então o parlamentar vai poder mudar a cidade e o objeto. A Assembleia aprovou a transferência de 351 milhões para aparelhamento dos hospitais regionais e aproveitamos e colocamos a emenda assinada pelo Deputado Hamilton filho, para que possamos mudar a cidade e o objeto, cada parlamentar vai analisar dentro da sua base, dentro dos municípios que ele representa, as mudanças necessárias para melhor aplicação do recurso e para combater o avanço do covid-19”, completou.