A unidade vai ser transformada em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) (Foto: Divulgação) 

O prefeito Iris Rezende e a Secretária de Saúde, Fátima Mrué, assinaram nesta quarta-feira (19) a ordem de serviço para início das obras de reforma e ampliação do Cais Guanabara III, que será transformado em Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A unidade terá uma sala de urgência, enfermaria pediátrica, banheiros nas salas de observação e sala de repouso para funcionários, além da ampliação da recepção.

De acordo com a prefeitura, para se tornar uma UPA a área será ampliada em 600m² passando dos atuais 1.700 m² para 2.280 m². A estrutura que será construída vai ampliar e melhorar o atendimento para cerca de 5,5 mil pessoas por mês, com os serviços de urgência, ambulatório e saúde da família.

Os funcionários do Cais Guanabara III, 226 ao todo, e os serviços oferecidos no local foram transferidos para outras unidades da região. A Prefeitura da Capital informou que os serviços devem ser executados no prazo máximo de 180 dias. A Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué, explicou a decisão de transformar o Cais em UPA. “A UPA passa a atender as normativas sanitárias e como é uma unidade muito expressiva para a região Norte, a população vai estar contemplada do ponto de vista de humanização de ambiente, conforto e segurança.”

A Prefeitura já fez essa mudança de Cais para UPA no Novo Mundo, que já foi concluída e está em funcionamento e no Cais Chácara do Governador, que está em reforma e a obra tem previsão de entrega para julho. Na ocasião da assinatura, o prefeito Iris Rezende disse que a prefeitura está preparada para a realização dessas obras. “Nós ficamos dois anos reduzindo despesas e aumentando a arrecadação, então vamos realizar nesse ano as obras equivalentes a quatro anos de administração. Será um ano de muitas obras de todas as áreas da administração municipal”.