Hoje, dia 24 de outubro, Goiânia comemora 87 anos. A cidade fundada em 1933 é uma das capitais mais novas do Brasil, e possui em sua história importantes construções arquitetônicas que serviram e, ainda servem, como palco de grandes eventos culturais. Entre elas estão o Centro Cultural Martin Cererê, Centro Cultural Octo Maques, o Cine Cultura e o Teatro Goiânia, um dos mais nobres espaços culturais da capital, inaugurado em 1942, com a tradicional Art Déco.

Neste ano os eventos e atividades culturais acontecem de uma forma diferente e desafiadora. A pandemia do novo coronavírus sujeitou a todos cuidados extremos com a saúde, além do distanciamento social para evitar o contágio da covid-19.

De acordo com a Secretaria de Cultura de Goiás as unidades têm funcionado desde o início da pandemia, depois da criação do Projeto Cultura em Casa. Com programações diárias de música, teatro, cinema, literatura, artes visuais, oficinas e conteúdos de arquivo e patrimônio, o objetivo do projeto é levar arte e cultura para as pessoas durante esse período. O artista plástico goiano, Juliano Moraes, participou do projeto e contou como tem ajudado o setor cultural.

“Esse projeto veio muito a calhar no sentido de ajudar as pessoas a continuar vendo as outras, ter acesso a cultura, oportunidade de apoio emocional em um momento que estávamos totalmente sem saber o que fazer.

Segundo a Secult houve melhora na estrutura das unidades do setor, já que tiveram investimentos em cursos online para os servidores.

Os espaços de dança e teatro também realizam as atividades e ensaios online. Sendo assim, Ben Hur, professor de dança no Itego em Artes Basileu França, comentou que manda as aulas e coreografias para os alunos por uma plataforma de comunicação. Entretanto, salientou trabalhar com o corporal, então acredita presencialmente ser primordial.

“Estamos fazendo um espetáculo de fim de ano online. Como eu trabalho com dança, a área que eu mexo é corpo, muscular, não vejo a hora de voltar, porque a melhor forma é o presencial. É melhor para eu poder ver o aluno, ver o que ele está fazendo certo ou o que pode melhorar”, comentou Ben Hur.

Outra atividade que sofreu com a pandemia foi a Orquestra Sinfônica de Goiânia. Em atuação desde 1993, segundo o maestro Eliseu Ferreira, a equipe está acostumada com aglomerações no palco, devido a quantidade de músicos. Além disso, os corais estão trabalhando e participando de vários encontros da categoria.

“Nós tivemos que nos adaptar. Compramos um computador com mais recursos, mesa de som, microfones, tivemos que achar os materiais para fazer as transmissões com um pouco mais de qualidade. Os corais estão fazendo montagens e participando de vários encontros. Mas claro que não é a mesma coisa, tem a questão do atraso. Não dá para cantar ao mesmo tempo”, comentou o Maestro.

Eliseu Ferreira também comentou que por mais qualidade que tenha a transmissão por internet, nada substitui o contato físico, a troca de energia que existe em uma apresentação presencial.

Para este ano, o tradicional desfile cívico não irá acontecer, mas as programações do aniversário de Goiânia foram adaptadas para a internet, como comentou o Secretario de Cultura da capital, Kléber Adorno em entrevista ao Manhã Sagres.

Confira a programação:

22/10, 20h – Youtube – Orquestra Sinfônica de Goiânia

Música de Câmara – Quinteto de Brahms para Clarineta e Cordas

Vanderlei Alves (clarineta), Thierry de Lucas Neves e Carlos Magno Rabelo (violinos), Nilzeth van Beethoven (viola) e Raimora Karielly (violoncelo)

23/10, 20h – Youtube – Orquestra Sinfônica de Goiânia

Camerata da Orquestra Sinfônica de Goiânia – Regente: Eliseu Ferreira

Obras de Respighi, Britten, Schmitt, Joaquim Jayme e Joaquim Santana

24 e 25/10 – Live Junina da FEQUAJU-GO  – Instagram @fequajugo

24/10 – 20h – Concurso de Rainha Junina de Goiás – Transmissão ao vivo direto do Goiânia Ouro (sem a presença de público) –  Instagram @fequajugo

25/10 – 19h – Concurso de Casais de Noivos de Goiás – Transmissão ao vivo direto do Goiânia Ouro (sem a presença de público) –  Instagram @fequajugo

05/11 – 19h – Apresentação do espetáculo Jogo da Verdade do Grupo de Teatro Guará –PUCGO – Redes Sociais do Grupo de Teatro Guará

05 a 09/11 – 17h – Show Itinerante em trio Elétrico com Murillo Gama – Pelos parques da cidade – Contato: 62 – 98411-2202 (Para mais informações sobre percurso)

05 e 06/11 – 20h – Show Musical Virtual Festivo – Goiânia Ouro – Via Instagram dos cantores

05/11 – 20h Show Musical Virtual Festivo

Maria Eugênia

Luiz Chaffin

Artu

Douglas Sá

Carlos Brandão

Mariana Dias é estagiária do Sistema Sagres de Comunicação, em parceria com o Iphac e a Faculdade Unialfa, sob supervisão da jornalista Tandara Reis.