Os 87 anos de Goiânia, a cidade que nasceu na década de 30 em meio a um dos períodos mais conturbados da história de Goiás e do Brasil, e a participação de Marconi Perillo (PSDB) em um evento público nesta semana são os temas deste episódio do PodFalar.

A ideia de mudar a capital goiana da cidade Goiás surgiu já durante o período colonial. No século 18, o governador Conde dos Arcos reclamou ao rei de Portugal da localização de Vila Boa, nome da antiga capital, e sugeriu sua mudança para Pirenópolis. Na época do Império, já no século 19, foi a vez do governador Miguel Lino de Morais, propor a mudança para Água Quente.

Em 1890, o presidente da província de Goiás, Rodolfo Gustavo da Paixão, não poupou críticas às condições sanitárias da capital. A mudança era consenso, mas ela ocorreu apenas depois da revolução de 30 e as convicções políticas do então governador, Pedro Ludovico Teixeira, foram determinantes para sua construção.

No segundo bloco, a volta de Marconi ao palanque dois anos depois de perder a eleição para senador e de passar uma noite na sede da Polícia Federal, quando foi preso preventivamente pelo juiz da 11ª Vara Federal em Goiás na Operação Cash Delivery. Desde então, Marconi nunca mais tinha pisado em um evento político.

Leia mais sobre os temas deste podcast:

Iris é o prefeito eleito que mais tempo comandou a prefeitura nos 87 anos de Goiânia

Goiânia iniciou sob o autoritarismo e transformou-se em democracia, diz historiador

Secretária de Economia detalha situação de Goiás e critica declarações de Marconi Perillo

Marconi defende legado do PSDB em atividade de campanha em Goiânia

Ouça todas as edições anteriores