Entre tantos treinadores que fizeram parte da história de 83 anos do Atlético Clube Goianiense, não foram muitos que tiveram tantas participações vitoriosas quanto Artur Neto. O carioca de 65 anos passou quatro vezes pelo clube rubro-negro e teve contribuição importante em grandes momentos na reconstrução do clube. O vice-campeonato em 2006, a revanche de 2007 e o acesso em 2009 são conquistas com a marca do treinador.
O Atlético, contou Artur Neto em entrevista à reportagem da Sagres 730, “posso dizer que representa muito na minha carreira. Foi um clube que praticamente abriu as minhas portas no estado de Goiás, em que participamos de um processo de reconstrução do clube e isso muito me orgulha. Um clube que tenho um respeito muito grande e também sempre fui tratado com muito respeito pela torcida. Foram passagens importantes e interessantes, e para mim é sempre uma alegria muito grande falar sobre o Atlético”.
Artur Neto no comando do Dragão (Foto: Divulgação/ACG)
Qual o momento mais especial no clube? Para o treinador, “se fosse para escolher um só, eu teria uma dificuldade muito grande, porque o título de 2007 coroa tudo aquilo que já tinha sido feito em 2006, mas não terminou com a conquista. Ele foi inesquecível pelo tempo que o clube não ganhava um campeonato e o que representou para o clube aquela conquista, porque não tenha dúvida que a partir desse título de 2007 a vida do Atlético começou a modificar. Ali foi o pontapé inicial para todo esse ressurgimento e crescimento do clube”.
“Não dá para esquecer também que em 2009 o clube ascende à Série A do Brasileiro, coisa que era simplesmente impensável quando assumimos em 2006, quando o clube vinha de uma segunda divisão estadual”, recordou. Na ocasião, em 2006, o Atlético teve melhor campanha no Campeonato Goiano, porém perdeu a final para o Goiás em um jogo muito contestado pelos atleticanos. A revanche veio no ano seguinte, com o primeiro título em 19 anos. Já o acesso em 2009 encerrou um jejum de 24 anos fora da elite do futebol brasileiro.
Desde a primeira passagem de Artur Neto, o Atlético foi pentacampeão goiano (2007, 2010, 2011, 2014 e 2019) e bicampeão brasileiro (Série C de 2008 e Série B de 2016), além de ter conquistado mais dois acessos para a Série A do Campeonato Brasileiro, em 2009 e 2019, completando nesta temporada cinco participações na primeira divisão nacional. Segundo o treinador, seria impensável projetar isso quando tudo começou em 2005.
“Agora vemos com muita satisfação não só o crescimento técnico da equipe, é um clube hoje respeitado na parte técnica por ter conquistado tudo isso, mas principalmente também pela estrutura. O Atlético criou uma estrutura muito interessante e muito boa, que dá aos seus profissionais a condição de fazer um bom trabalho hoje em dia, coisa que tínhamos muita dificuldade na época”, ressaltou.
Na época “existia uma vontade muito grande de crescimento, mas no início era difícil vislumbrar isso. Lembro muito bem que tínhamos dificuldade para contratar, porque muitos jogadores se negavam a vir, achavam que não valia a pena e o clube não tinha essa expressão toda. Garanto que hoje é muito diferente, tenho certeza que qualquer profissional aceite com muito mais facilidade, porque o clube já tem uma estrutura muito maior”.
Artur Neto ressaltou ainda que “ficamos satisfeitos e felizes em ver que hoje o Atlético tem sua estrutura técnica e de logística. Tem um CT muito bom e reformulou seu estádio, lembro muito bem a dificuldade que tínhamos quando chegamos para jogar no Antônio Accioly, não tinha nem refletor e só se jogava de dia. Então parabéns para todos que fizeram com que esse clube crescesse tanto e hoje esteja na primeira divisão do futebol brasileiro”.
Ouça na íntegra a entrevista de Artur Neto na Sagres 730 sobre os 83 anos do Atlético-GO:
{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/789230992&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}