novo relatório Dimensão pessoal e trabalho em 2023: uma visão da força de trabalho global, do ADP Research Institute, apontou que a diferença salarial entre homens e mulheres continua a aumentar no Brasil. Enquanto os homens relataram aumento de 6,9% em seus salários no ano passado, o das mulheres chegou a 6,6% no mesmo período.

No entanto, o instituto revelou que a faixa salarial das mulheres também não deve acompanhar a dos homens em 2023. Apesar disso, tanto os homens quanto as mulheres esperam um aumento de 10% na renda com seus trabalhos nos próximos 12 meses.

A média global é semelhante à brasileira, com um aumento salarial de 6,7% para os homens e 6% para as mulheres. Já a expectativa mundial para o aumento da renda é de 8,5% para os homens e 8% para as mulheres. Mas segundo a pesquisa, 46% dos entrevistados acreditam que são mal remunerados em seus trabalhos. Esse percentual para as mulheres é de 42%.

A pesquisa é direcionada aos profissionais de RH, com intuito que eles descubram o que pensam os seus funcionários e, a partir disso, adaptarem abordagem de recrutamento e retenção de pessoas e impulsionar a transformação dos negócios da empresa.

Pesquisa 

O relatório Dimensão pessoal e trabalho em 2023: uma visão da força de trabalho global surgiu de uma pesquisa do ADP Research Institute que ouviu 32.612 trabalhadores em 17 países. Então, o objetivo do levantamento explorou a percepção dos trabalhadores com o mundo do trabalho e o que esperam para o futuro.

As entrevistas ocorreram entre 28 de outubro e 18 de novembro de 2022. Sendo assim, 7.721 pessoas são da Ásia-Pacífico (Austrália, China, Índia e Cingapura) e 15.290 da Europa (França, Alemanha, Itália, Holanda, Polônia, Espanha, Suíça e Reino Unido).

Além disso, 5.751 pessoas foram ouvidas na América Latina (Argentina, Brasil e Chile) e 3.850 na América do Norte (Estados Unidos e Canadá).

Perfil dos entrevistados

A pesquisa ocorreu online no idioma local de cada país. A ADP Research Institute é uma companhia que oferta serviços e produtos para RH, como folha de pagamento e compliance.

Para entender a percepção dos trabalhadores, a empresa então ouviu perfis diferentes dentro da amostra da pesquisa. Entre os perfis estão os trabalhadores temporários e permanentes, independente e consultor.

Leia mais: