Uma casa na Avenida Dona Gercina Borges Teixeira, preserva a história do fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira. A construção é datada de 1934, feita no estilo Art Déco, com dois pavimentos. Ela foi tombada pelo Iphan como patrimônio histórico da capital.
O espaço é aberto à comunidade e opera de terça-feira a domingo, a partir das 9 horas. O local funciona oficialmente como museu desde 1987, em homenagem ao fundador de Goiânia.
No museu, é possível ver objetos pessoais de Pedro Ludovico, de sua mulher, dona Gercina Borges Teixeira e dos filhos. A casa abriga a exposição permanente do acervo, distribuído nas salas de jantar, escritório, quartos, cozinha, além de um veículo.
O acervo do Museu Pedro Ludovico Teixeira é constituído de documentos pessoais e políticos, livros, fotografias, mobiliário, porcelana, prataria e cristais. O local possui a primeira piscina construída numa residência em Goiânia e o primeiro aparelho de TV do tipo a cores em Goiás.
A ideia para criação de um espaço histórico na casa do fundador de Goiânia, surgiu logo após a morte dele, no ano de 1979. A época foi sancionada a lei nº 8.690, que criou o Museu em homenagem ao político.
Visita virtual
Para quem não pode ir ao museu presencialmente, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) organizou uma visita virtual, em que o visitante pode dar um passeio pela antiga casa de Pedro Ludovico, sem sair de casa.
Basta clicar aqui e aqui para conhecer a exposição de longa duração e outras atividades produzidas no local. No espaço ainda funciona uma biblioteca, que leva o nome de Mauro Borges Teixeira, filho de Pedro Ludovico e que foi um dos mais relevantes governadores da história de Goiás.A biblioteca possui espaço para pesquisa e um rico acervo iconográfico. A ideia era preservar a documentação pessoal, correspondências, relatórios, textos escritos e não publicados.
Goiânia 90 lugares
Goiânia faz 90 anos em 24 de outubro. Por isso, o Sistema Sagres de Comunicação, com apoio da Prefeitura de Goiânia elaborou um guia de 90 locais a serem conhecidos por você que é goianiense, que mora na capital ou que está de passagem por aqui. Esta é a campanha “Goiânia 90 Lugares”.
A produção inclui 90 reportagens em texto e fotos de lugares marcantes da cidade, 30 vídeos, um mapa e uma página especial. A campanha conta ainda com entrevistas especiais sobre a construção, estrutura e futuro da nossa capital.
As ações tem coordenação de Rubens Salomão, com pesquisa e textos de Samuel Straioto, Arthur Barcelos e Rubens Salomão. Imagens e edição de Lucas Xavier, além das reportagens em vídeo de Ananda Leonel, João Vitor Simões, Rubens Salomão e Wendell Pasqueto. A coordenação do digital é de Gabriel Hamon. Coordenação de projetos é de Laila Melo.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 04 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis
Leia mais: