Prédios abandonados em Belém devem reforçar rede hoteleira e podem servir de moradia pós-COP 30

Sete prédios do Governo Federal em Belém devem ser disponibilizados para reforçar a rede hoteleira na capital paraense para a realização da Conferência Anual das Nações Unidas para o Clima – COP 30 em 2025. A informação foi divulgada pela Prefeitura de Belém após reunião entre os comitês técnico, estadual e municipal que tratam dos detalhes do evento que será sediado no norte do Brasil em novembro de 2025

Os edifícios que estão desocupados e são bem localizados já são sondados pelo setor privado e estão localizados nos bairros de Nazaré e Campina: o antigo prédio da Receita Federal e o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os outros cinco prédios estão nos bairros do Reduto, Umarizal, Pedreira e mais um em Campina e em Nazaré. 

A proposta é disponibilizar esses prédios através de cessão ou alienação para construção de hotéis e ampliação do número de leitos para recepcionar os participantes da Conferência Anual das Nações Unidas para o Clima – COP-30.  

 
Segundo a Agência Belém, o coordenador do Comitê Executivo Municipal da COP-30, Luiz Araújo, avaliou positivamente a iniciativa.  

“A Prefeitura de Belém festeja a iniciativa e vai continuar auxiliando no que for possível para aumentar o número de leitos na cidade e gerar mais empregos com novos empreendimentos”, afirmou.

Moradia 

Dentro da proposta da utilização dos prédios federais abandonados para fortalecer a infraestrutura da Conferência do Clima, o Portal Diário Online, noticiou que o coordenador do Comitê Executivo Municipal da COP-30, Luiz Araújo, indicou que esses hotéis podem servir posteriormente para habitação através do Programa Minha Casa Minha Vida.  

Os prédios foram mapeados pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), com as informações de localização, tamanho da área, pendências financeiras e fiscais, além de obras e serviços necessários para reforma, restauro e revitalização. 

A Prefeitura de Belém informou ainda que o projeto do Condomínio Arsenal, com 570 novas moradias, já foi cadastrado no Programa Minha Casa, Minha Vida e servirão de alojamento durante a Conferência do Clima, sendo entregues aos moradores ao final do evento.  

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança do Clima.

Leia mais:

COP 30 pode deixar legado de consciência ambiental e sustentabilidade plena para a Amazônia,…
Instituto aponta contradições do novo PAC em relação à agenda climática
Unicef aponta que 1,9 bilhão de crianças estão em risco em 140 países com o atraso dos indicadores dos ODS