Pessoas com deficiência (PCD) que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que ingressarem no mercado de trabalho já podem ter acesso auxílio inclusão, no valor de R$ 550 (meio salário mínimo). O benefício já está em vigor e pode ser solicitado desde o dia 1º de outubro, como explica o advogado especialista em Direito Previdenciário, Jefferson Luiz Maleski.

Confira a primeira entrevista no STM #369 a seguir a partir de 00:07:00

“O governo está esperando fazer uma economia, incentivando a pessoa com deficiência a voltar a trabalhar, e ela vai substituir o valor de um benefício de um salário mínimo [BPC] por um outro benefício no valor de meio salário mínimo”, esclarece.

Embora o BPC e o auxílio inclusão não possam ser acumulados, a pessoa com deficiência poderá receber o salário de onde passará a trabalhar e também o auxílio.

O Ministério da Cidadania afirma que o auxílio inclusão é um estímulo para que as pessoas com deficiência possam permanecer no mercado de trabalho.

Como solicitar

O auxílio inclusão pode ser solicitado pelo telefone 135 do INSS, de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pelo site Meu INSS. Também é possível pedir pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS.

É preciso apresentar CPF e o cadastro no CadÚnico tem de estar atualizado. Segundo o governo, a análise dos pedidos leva cerca de 30 dias úteis.