O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) esteve em Foz do Iguaçu no Paraná, na última semana para conhecer as tecnologias do projeto Cidade Inteligente e replicá-las em Goiânia. Em entrevista à Sagres nesta segunda-feira (31), o gestor ressaltou que o piloto será desenvolvido na Avenida 24 de outubro, em Campinas e na região da Rua 44 no Setor Norte Ferroviário.

A intenção de ir até o Paraná foi para coletar ideias implantar novas tecnologias de segurança e mobilidade na capital. O prefeito visitou o Parque Tecnológico Itaipu (PTI/BR) e o Centro de Tecnologias Abertas e Internet das Coisas (IoT), além do Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes.

O gestor teve contato com o maior sandbox do País – ambiente onde empresas podem prestar serviços e/ou desenvolver seus produtos com certa flexibilidade regulatória. Para implantar os projetos em Goiânia, haverá a necessidade de edição de decreto.

“Vamos preparar o nosso sandbox em Campinas, na Avenida 24 de Outubro, vamos fazer um quadrilátero. Ontem depois que cheguei já tive uma reunião com o secretário de Ciência e Tecnologia, começando no Parque Campininha das Flores, até a Rua Benjamin Constant. Em seguida, dando tudo certo será a vez da Região da Rua 44, isso já está conversado inclusive com o pessoal da AER-44, eles concordaram e estarão nos apoiando pra isso e criar Goiânia como uma cidade inteligente”, disse o prefeito.

Corredor T-7 e BRT

Outra intenção é de utilizar o projeto na implantação dos corredores de transporte coletivo. O prefeito citou à reportagem, os corredores da Avenida T-7 e o do BRT- Norte Sul.

A intenção é que semáforos inteligentes sejam instalados, além da disponibilização de Wifi para a população nos trajetos dos ônibus nestes corredores.

“Vamos aqui criar o corredor T-7 que vai sair daqui do Tribunal de Justiça até o Terminal Bandeiras. O corredor T-7 será com semáforos inteligentes, para isso nós precisamos de internet, redes de Wifi que estarão nos postes de iluminação, e também com as câmeras, o passageiro vai ter acesso à internet no trajeto desde o Tribunal de Justiça até o Terminal Bandeiras, para isso precisamos implantar Fibra Óptica ou sistema via rádio. São maneiras de termos tecnologia. O BRT estamos preparando o lado norte, os ônibus também precisarão de semáforos inteligentes, para isso precisamos de internet”, completou o prefeito.