O Brasil segue como o quarto maior mercado mundial de automóveis. Os dados são de uma consultoria feita pela empresa Jato Dynamics, com base nos emplacamentos feitos entre janeiro e julho deste ano. O país fica atrás apenas de China, Estados Unidos e Japão.

De acordo com o levantamento, mais de 2 milhões de veículos foram licenciados nos sete primeiros meses de 2013. O aumento em relação ao mesmo período do ano passado foi de 2,4%. O mercado brasileiro segue à frente da tradicional Alemanha, onde foram vendidos 1,87 milhão de carros entre janeiro e julho. No caso do país europeu, a queda foi de 6,8%.

Em julho aconteceu uma queda expressiva nos emplacamentos no Brasil. Ao todo foram vendidos 323,9 mil automóveis de passeio e veículos utilitários leves, queda de 7,8%.

As três primeiras posições do ranking seguem de forma inalterada também. A China mantém folga na liderança, com 10,63 milhões de carros vendidos nos sete primeiros meses. Nos Estados Unidos, as vendas voltaram a crescer, desta feita, com a taxa de 8,5%. Enquanto isto, o Japão registra queda de 8,1% neste ano.

Em relação às montadoras, o balanço da Jato apresenta liderança da Toyota, seguida pela Volkswagen.