Sagres em OFF
Rubens Salomão

Baldy tenta barrar candidatura de Marconi por suposto erro em suplência bilionária

Advogados da campanha de Alexandre Baldy (PP) ao Senado entraram com pedido de impugnação da candidatura do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO). A candidatura do ex-ministro aponta duas supostas irregularidades no registro do segundo suplente do tucano, o empresário Marcos Ermínio de Moraes. São elas: a data de efetiva filiação partidária diferente da que foi declarada e endereço falso do empresário em Goiânia. O candidato a suplente tem disparado o maior patrimônio declarado nesta campanha, com total de R$ 1,26 bilhão.

Ouça a coluna em formato de podcast:

Ouça “#468: Baldy tenta barrar candidatura de Marconi por suposto erro em suplência bilionária” no Spreaker.

Consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que Ermínio teria se filiado ao PSDB em 17 de fevereiro deste ano. “A informação registrada pelo partido causa estranheza ‘considerando ser de conhecimento de toda classe política partidária do Estado de Goiás que a filiação do segundo suplente se deu em 21 de maio de 2022, durante encontro do PSDB, na cidade de Formosa de Goiás”, escreve a assessoria jurídica de Baldy, no processo. A acusação ainda aponta que “Ermínio de Moraes não reside no Estado” e que “o endereço registrado no TSE não é residencial, mas sim a sede do PSDB, em Goiânia, que fica na rua 115, no Setor Sul”.

Em nota, a campanha de Marconi nega irregularidades e afirma que “o candidato Alexandre Baldy começou mal sua campanha, lançando mão de Fake News”. Marconi aponta que a ação se baseia em “ilação sem fundamento” e que “a filiação do empresário Marcos Ermírio de Moraes foi feita em fevereiro, dentro do prazo legal”. “Para encerrar definitivamente essa Fake News do candidato Baldy, encaminhamos os documentos relativos à filiação de Marcos Ermírio de Moraes”, finaliza a nota.

Endereço

A campanha tucana ainda apresenta novo comprovante de endereço. Uma conta de energia elétrica referente a apartamento em prédio residencial no Jardim Goiás, em Goiânia.

“Alto nível”

Ainda na nota, Marconi Perillo ainda rejeita campanha baseada em ataques. “Não enveredaremos por esse caminho. Defendemos uma campanha propositiva e de alto nível. Sempre pautamos nossas ações pela legalidade”, assina.

Comer pastel

O candidato ao governo pelo PL, Major Vitor Hugo, finaliza os detalhes para confirmar visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) a Goiânia na próxima quarta-feira (24). A intenção é que o candidato à reeleição cumpra agenda com visitas e motociata, ao lado do candidato bolsonarista ao Senado, Wilder Morais (PL).

Crescimento

A propósito, Wilder garante que a chapa composta por ele e Vitor Hugo deve encontrar crescimento nas intenções de voto nas próximas semanas. “Ser o candidato de Bolsonaro é uma vantagem, um diferencial. Tendemos a crescer durante a campanha”, acredita.

Gravação

Wilder e o major Vitor Hugo estiveram em Brasília na sexta-feira (12) para gravar vídeos para redes sociais para o programa eleitoral com Bolsonaro. “Nós continuamos a crescer nas pesquisas internas. E nosso crescimento será maior a partir do momento que começar a campanha. Nas ruas, nas propagandas, o presidente pedindo voto, nós pedindo para ele”, afirma o ex-senador.

Encontro

O ex-presidente Luz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a presença no evento que marcará a posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (16). A cerimônia deve marcar o primeiro encontro entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro, que recebeu convite de Moraes na semana passada.

Previsão

O evento ocorre no mesmo dia em que se inicia oficialmente a campanha para as eleições. Bolsonaro cumprirá compromissos em Juiz de Fora, em Minas, durante o dia. A assessoria do Palácio do Planalto confirma que a presença do presidente na cerimônia do TSE está “prevista”.

Representatividade

Entre todas as candidaturas a cargos majoritários em Goiás, na eleição deste ano, apenas 25% são de mulheres. São sete, do total de 28 concorrentes  aos cargos de governo, vice e Senado. Em abril, o Congresso aprovou Emenda Constitucional que determina repasse mínimo de 30% do fundo partidário e do eleitoral para candidaturas de mulheres.

Quem são?

Com o encerramento do prazo para registro de candidatura, nesta segunda-feira (15), Goiás tem duas candidatas ao governo de Goiás: Cíntia Dias (PSOL) e a Professora Helga Martins (PCB). São três candidatas a vice-governadora: Luciana Amorim (UP), Maria Letícia (PCO) e Pastora Keila Borges (PL), além de duas candidatas ao Senado: Denise Carvalho (PCdoB) e Manu Jacob (Psol).

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.