A líder da bancada federal goiana no Congresso Nacional, Flávia Morais (PDT), agendou reunião para às 17h desta quarta-feira (8) para colocar em votação a proposta que altera o nome do Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva, que passaria a se chamar Aeroporto Internacional de Goiânia – Iris Rezende Machado. A matéria foi aprovada no Senado e precisa passar pela Câmara dos Deputados, mas a maior parte dos parlamentares eleitos pelo estado deve votar contra o texto.
Ouça a coluna Sagres em OFF:
A votação entre parlamentares da bancada goiana não define a questão, mas pode ser decisiva para o convencimento da maioria do plenário. Entre os goianos, são esperados para hoje apenas os votos favoráveis à mudança do autor do texto, senador Luiz Carlos do Carmo (de saída do MDB), e do relator do projeto na Câmara, deputado federal Adriano Avelar (PP), que tem pronto parecer favorável à troca de nome do aeroporto.
A mudança já conta com manifestações contrárias vindas da família de Altamiro de Moura Pacheco, que foi o doador da área para construção do aeroporto e condicionou o processo à homenagem para sua mãe – Dona Genoveva. Além disso, os parlamentares receberam ligação pessoal do arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz, além de vídeo gravado pelo clérigo em defesa da manutenção do nome do aeroporto. “Todos sabemos que o doutor Altamiro Moura Pacheco só faria a doação para a construção do aeroporto se ele se chamasse Santa Genoveva”.

Dívidas
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça (7), por unanimidade, o relatório do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) ao Projeto de Lei Complementar 123/2021, que institui o Plano de Auxílio a estados e Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal. O texto segue agora para o plenário em regime de urgência.
Mudança
O projeto, que teve origem na Câmara dos Deputados, exclui novas despesas do teto definido na renegociação das dívidas dos estados com a União. De acordo com a matéria, ficam de fora todas as despesas pagas com transferências federais vinculadas a setores específicos.

Combustíveis
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) também aprovou projeto que cria um programa de estabilização do preço do petróleo e derivados no Brasil. O objetivo do PL 1.472/2021 é servir como uma espécie de “colchão” para amortecer os impactos dos aumentos do preço do barril de petróleo e conter a alta nos preços dos combustíveis. O texto segue para o plenário.
Prioridade
Pré-candidato ao Senado, Henrique Meirelles (PSD) usou as redes sociais para responder a questionamentos sobre sua dedicação ao pleito em Goiás ao mesmo tempo em que coordenará a parte econômica da campanha de João Doria (PSDB) à presidência da República. “Nada mais simples: hoje, o meu projeto prioritário é representar o meu estado no Senado, ajudar Goiás a crescer e ocupar a posição de destaque que sempre mereceu”, tuitou o ex-ministro e ainda secretário da Fazenda de SP.
Tem jeito?
“Isso não me impede de colaborar com as minhas ideias e a minha experiência no programa do Dória. Temos obtido ótimos resultados na economia de São Paulo, mesmo em meio à pandemia, com o baixo desempenho da economia do país.”

Às pressas
O vereador Cabo Senna (Patriota) divulgou cronograma da tramitação do Plano Diretor de Goiânia na Comissão Mista da Câmara Municipal. A previsão é a de que o relatório seja votado no dia 20 de dezembro, para depois seguir em tramitação no Legislativo.
Datas
O calendário prevê duas reuniões e três audiências públicas. A primeira reunião para escolha dos relatores, a segunda com presença do Conselho Municipal de Políticas Urbanas (Compur), a ser realizada na tarde da próxima quinta-feira (9). As três audiências públicas serão realizadas na sexta-feira (10), na segunda-feira (13) e na quarta-feira (15).

Processado
O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Antônio Andrade (PSL), aceitou nesta terça (7) o pedido de impeachment contra o governador afastado do estado, Mauro Carlesse (PSL). O pedido foi apresentado e aprovado pelos 23 parlamentares por unanimidade.