O Secretário Extraordinário para a COP 30, Valter Correia, esteve em Belém na semana passada para supervisionar as obras de infraestrutura em andamento para o evento. Segundo ele, a expectativa é que cerca de 160 chefes de Estado participem da conferência em novembro do próximo ano.
Correia destacou que os governos federal, estadual e municipal estão colaborando de maneira eficiente para garantir que a COP na Amazônia seja uma das maiores e melhores já realizadas. “Temos que preparar muito bem a cidade para receber todas as delegações que farão os debates e discussões sobre o clima”, disse Correia.
Durante sua visita, Correia participou de uma reunião com o setor hoteleiro de Belém, discutindo linhas de financiamento e soluções para as dívidas do setor, considerando que a hospedagem é um dos principais desafios para o evento. Outra preocupação é a dragagem do canal em frente ao porto de Belém para acomodar os grandes cruzeiros que chegarão para a COP 30.
Valter enfatizou que o cronograma precisa ser rigorosamente cumprido para que a conferência deixe um legado significativo para a capital paraense. “Não podemos correr o risco que obras iniciem e não terminem como ocorreu na Copa do Mundo no Brasil, trazendo prejuízos para as cidades”, lembra.
OAB
A OAB Pará lança o “Projeto MovimentAção”, destinado a reduzir a morosidade e aprimorar a prestação jurisdicional. Advogados poderão reportar, via aplicativo, processos parados há mais de 180 dias, com a OAB-PA acionando a Secretaria ou juízo responsável e demandando a Corregedoria dos Tribunais.
O projeto visa colaborar com o judiciário, fornecendo informações específicas sobre o desempenho dos tribunais e defendendo os interesses da advocacia e da sociedade civil.
Até sexta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) do Pará será o palco da reunião ordinária do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Continentais das Bacias Amazônica e Tocantins-Araguaia (CPG NORTE).
Este comitê, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apoia o Governo Federal no desenvolvimento sustentável da pesca. Este ano, o evento discutirá a redução nas capturas de camarão na Bacia Hidrográfica do Marajó e Baixo Tocantins.
Relações econômicas
A Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) recebeu na semana passada o Embaixador do Canadá, Emmanuel Kamarianakis, para discutir estratégias de fortalecimento das relações econômicas entre o Estado e o Canadá.
O encontro abordou temas como bioeconomia, exportação, mineração, transição energética, inovação tecnológica e investimentos. O Brasil é o terceiro maior parceiro comercial do Canadá nas Américas, com o comércio de mercadorias entre os dois países totalizando US$ 13,3 bilhões em 2023, um aumento de quase 6% em relação ao ano anterior.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 13 – Ação Global Contra a Mudança Climática
Leia também: