Menos de duas semanas após a precoce eliminação na Copa do Mundo de 2022, a Bélgica procura um substituto para Roberto Martínez, que deixou o comando da seleção após o fracasso no Catar, em uma campanha marcada por polêmicas.

Leia também

Através de um comunicado, a Federação Belga de Futebol (RBFA) inovou e abriu um “processo seletivo” para definir o novo treinador. Além de cumprir uma série de requisitos, o candidato interessado deve completar sua inscrição até 10 de janeiro.

O ex-atacante Thierry Henry, auxiliar de Martínez nos últimos anos, e o ex-zagueiro e capitão da seleção belga Vincent Kompany, atualmente técnico do Burnley-ING, são alguns dos nomes especulados. A federação busca ainda um diretor técnico.

De acordo com a nota, “o novo treinador deve saber como criar um grupo unido e integrar os jogadores jovens. Deve ser um especialista tático, que baseie as suas convocações em dados, tecnologia e parâmetros objetivos”.

Indireta ou não para o antigo selecionador, criticado pela falta de controle do vestiário, os critérios levam em conta a necessidade de renovação da Bélgica, que viu a maior geração de seu futebol se despedir de forma melancólica da última Copa.