DIEGO GARCIA, GABRIEL DOS SANTOS E RODRIGO MATTOS – SÃO PAULO, SP (UOL – FOLHAPRESS) – Carrasca da seleção brasileira em 2018, a Bélgica sofreu mais do que o esperado, mas venceu o Canadá por 1 a 0 na estreia da Copa do Mundo do Catar, nesta quarta-feira (23), no estádio Ahmed bin Ali, pela primeira rodada da fase de grupos do Mundial.

Depois de suportar enorme pressão do Canadá, que viu Davies desperdiçar um pênalti – defendido por Courtois – com 10 minutos de jogo, os belgas abriram o placar com Batshuayi, na reta final do primeiro tempo.

Mesmo com a frustração, o Canadá seguiu pressionando e melhor que a Bélgica, exigindo outras boas aparições do camisa 1 ao longo dos 90 minutos.

Pouco tempo depois do Canadá desperdiçar o pênalti, um lance inusitado marcou o duelo no Ahmed bin Ali. Aos 12 minutos, Hazard recuou errado e mandou a bola direto nos pés de Buchanan, que recebeu uma solada de Vertonghen dentro da área. A arbitragem marcou impedimento – mesmo com o passe feito pelo belga – e ignorou a revisão do possível pênalti para os canadenses.

Os canadenses ainda pediram outro pênalti aos 37 minutos, quando Laryea caiu na área após uma disputa com Wistel. O VAR checou o lance e sequer chamou o árbitro para revisar no monitor à beira do campo.

Depois de muito sofrer, a Bélgica inaugurou o placar. Aos 43 minutos da etapa inicial, Batshuayi aproveitou lançamento longo de Alderweireld e bateu cruzado, de primeira, para superar o goleiro Borjan. A seleção belga manteve o resultado até o fim.

Com a vitória, a Bélgica termina a rodada inicial da Copa na liderança do grupo F, com três pontos, enquanto o Canadá, zerado, amarga a lanterna. Marrocos e Croácia, que mais cedo ficaram no 0 a 0, têm um ponto e estão empatados na segunda e terceira colocações da chave.

A próxima rodada do Grupo F será disputada no domingo (27). A Bélgica enfrenta Marrocos, às 10h (de Brasília), enquanto Canadá joga contra a Croácia, às 13h (também de Brasília).

BÉLGICA: Courtois; Dendoncker, Alderweireld e Vertonghen; Castagne, Tielemans (Onana), Witsel e Carrasco (Meunier); De Bruyne; Batshuayi (Openda) e Hazard (Trossard). T.: Roberto Martínez.

CANADÁ: Borjan; Johnston, Vitória e Miller; Laryea (Adekugbe), Hutchinson (Koné), Eustáquio (Osorio) e Davies; Buchanan (Millar), David e Hoilett (Larin). T.: Beverly Priestman.

Onde: Ahmad Bin Ali, em Al-Rayyan (Catar)
Quando: Às 16h (de Brasília) desta quarta-feira (23)
Árbitro: Janny Sikazwe (Zâmbia)
Auxiliares: Jerson dos Santos (Zâmbia) e Arsenio Maringule (Zâmbia)
VAR: Juan Soto (Venezuela)
Gols: Michy Batshuayi (Bélgica), aos 44′ 1° T
Cartões amarelos: Yannick Carrasco (Bélgica), Meunier (Bélgica), Onana (Bélgica). Davies (Canadá) e Johnston (Canadá)