Como em todo fim de ano, vem aí a Black Friday. A promoção de novembro que já se tornou popular também no Brasil acontece no próximo dia 25 de novembro, mas muitas empresas já anunciam ofertas antecipadas. Para aproveitar as promoções e evitar problemas, o consumidor precisa ficar atento.

Em entrevista à Sagres, o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento de Goiás (Sescon-GO), Edson Cândido Pinto, dá dicas cuidados para fazer uma compra segura nesse período, principalmente sobre não cair em tentação com ofertas e preços mirabolantes nessa época do ano. Assista a seguir

”Nós teremos na próxima semana a Black Friday, depois vem Copa do Mundo e sempre tem promoções de eletrônicos, depois o Natal, as liquidações após as festas de final de ano. Então muita calma e parcimônia no momento de fazer a compra. Se tiver dinheiro em mãos, vá à loja fisicamente, negocie, que no olho no olho você fará um bom negócio”, orienta.

Outra dica de cuidado a se tomar na hora de fazer a compra é conferir se a loja possui CNPJ ou CPF, no caso de vendedor pessoa física, para identificação.

”A lei determina que qualquer mercadoria que for anunciada, a loja ou o vendedor tem de se identificar com endereço físico, mesmo que seja uma compra feita pela internet, porque amanhã se você precisar mover uma ação contra aquela loja, você tem de informar ao judiciário o endereço onde aquela loja pode ser citada”, pontua.

Ainda de acordo com Edson Cândido, nas compras feitas pela internet é importante observar se há a opção por pagamento via cartão de crédito, o que pode facilitar o reembolso ao consumidor que tenha sido vítima de fraude.

”Se houver indício de fraude e a compra tiver sido paga com cartão de crédito, fica mais fácil cercar-se disso comunicando a agência bancária”, afirma.

Devolução ou arrependimento

E se o consumidor não gostar do produto que recebeu ou tiver se arrependido da compra? Edson Cândido Pinto frisa que, após o recebimento da encomenda adquirida pela internet, o cliente tem até sete dias corridos para se arrepender ou fazer a devolução do mesmo, sem custos. A regra, no entanto, não se aplica às lojas físicas.

”A loja [física] não é obrigada a aceitar devolução disso ou troca dessa mercadoria. Algumas fazem, outras não”, afirma o presidente do Sescon-GO.

À esquerda, Edson Cândido Pinto no Sagres Sinal Aberto com Samuel Straioto e Cleber Ferreira (Foto: Sagres TV)

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