A Glasgow Financial Alliance for Net-Zero (GFANZ) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciaram, em 26 de fevereiro, a intenção de criar uma plataforma para empresas brasileiras conseguirem financiamento internacional para os seus projetos de descarbonização.
A plataforma facilitará a obtenção de recursos e contribuirá para a promoção da agenda verde e da transição energética no Brasil. Em nota, a Glasgow argumenta que a plataforma irá ampliar o financiamento climático do país. Além disso, poderá auxiliar no seu crescimento como um dos líderes globais da agenda ambiental.
“O Brasil tem uma combinação única de recursos e capacidades que posicionam o país para ajudar a liderar a transição global para uma energia mais limpa e com emissões mais baixas”, diz.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, disse que o banco está estudando novas possibilidades para acelerar a reindustrialização verde do Brasil. “Esta parceria entre GFANZ e BNDES ajudará a criar novas oportunidades para investimentos internacionais nesta frente”, ressaltou.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia mais: