A Série B, que se apresenta como uma das mais emocionantes dos últimos tempos, pode sofrer uma reviravolta nessa reta final. O América-MG irá denunciar o Boa Esporte ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva por irregularidades na quantidade de jogadores contratados de times da Série B. O Boa contratou seis jogadores de outros clubes da competição, enquanto que o regulamento permite apenas cinco transferências.
Com isso, o time poderia perder muitos pontos na tabela, relativos aos jogos em que esses atletas foram utilizados e favoreceria os demais concorrentes na luta pelo acesso, entre eles, o Atlético Goianiense. Pior que isso, o Boa poderia cair para a zona do rebaixamento e acabar na Série C na próxima temporada. Ao lado do América-MG, o Ceará e o Avaí, times que tem peso no futebol brasileiro, também reforçará a denúncia.
O sexto jogador contratado pelo Boa foi o atacante Romão, adquirido junto à Portuguesa, onde já havia disputado seis partidas nessa Série B. Os outros cinco contratados pelo time de Varginha foram o lateral Eric (ex-Oeste), os zagueiros Lula (ex-América) e Denner (ex-Bragantino), o volante William Magrão (ex-Portuguesa) e o atacante Francis (ex-Joinville). O parágrafo único do artigo 7 do Regulamento Específico da Série B 2014 ordena o seguinte:
Parágrafo único – Cada clube poderá receber até cinco atletas transferidos de outros clubes do Campeonato da Série B; de um mesmo clube da série B somente poderá receber até três atletas.
Dessa forma, o time mineiro seria enquadrado no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que diz respeito a “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular paraparticipar de partida, prova ou equivalente”. Isso poderia render a perda do número total de pontos das partidas que Romão teria sido relacionado ou jogado, independente do placar da partida, além de multa. Assim, o Boa poderia perder de 27 a 39 pontos, caso fosse punido.
Brecha
O alento para o Boa é que apenas dois desses jogadores já foram registrados pelo clube: Eric e William Magrão. Já Francis, Dener, Lula e Romão ainda aparecem no BID registrados por seus antigos clubes. Beneficiado caso o Boa seja punido, o Atlético é hoje o quinto colocado, a mesma pontuação do Boa, ambos com 56. Se o clube mineiro for punido, o Dragão assumiria o quarto lugar na tabela de classificação e passaria a depender apenas de si para chegar à Primeira Divisão. Os demais concorrentes estariam atrás apenas do rubro-negro goiano.