Represa de pesque-pague em Goianésia transbordou (Foto: Bombeiros/Divulgação)

As barragens de Goianésia não correm risco de rompimento. De acordo com o Tenente Moura, do Corpo de Bombeiros, em uma das represas, localizada em um pesque-pague, foi utilizado um trator para abrir um extravasor lateral, de modo que o excesso de água escoe direto para o leito do rio. “É como um rasgo para a água passar e baixar o nível da água, como se fosse um ladrão”, explica. 

Ainda segundo o Tenente Moura, outras duas barragens em Goianésia, e que estão sendo monitoradas, também não correm mais risco de rompimento, devido à diminuição das chuvas na região. Equipes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás (Semad) e da Defesa Civil monitoram os locais. 

Em Jaraguá, um lago desativado chegou a transbordar com as chuvas, mas segundo os Bombeiros não houve danos materiais. Segundo o Tenente Moura, equipes estão no local para, caso haja necessidade, abrir um extravasor como foi feito em Goianésia. Ele alerta a população para situações de chuvas fortes em regiões próximas às barragens. 

“Ter um pouco de atenção com os alertas que são emitidos pela Defesa Civil. Sempre que virem que a chuva está mais forte, ligar no Corpo de Bombeiros, no 193, e procurar ter atenção. Essas barragens são pequenas. Para as maiores, há um protocolo de segurança mais bem traçado”, afirma. 

A meteorologia prevê mais chuva para o estado de Goiás nos próximos dias, como explica a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás (Inmet-GO), Elizabeth Alves. “Nós estamos sob alerta vermelho porque pode chover em algumas regiões 100 milímetros, 50 milímetros em uma hora, então é uma condição de chuva bastante intensa e que traz muitos transtornos”, afirma. 

Segundo a chefe do Inmet-GO, com a persistência das chuvas intensas e contínuas, as temperaturas tendem a ficar mais agradáveis. “Faz com que as temperaturas, principalmente as máximas, fiquem mais baixas. As temperaturas estavam em 32, 33 até 35 graus, e quando há persistência das chuvas, mais nublado, essas chuvas ocorrendo a qualquer momento, a temperatura máxima declina”, analisa. 

Na maior parte do estado, as temperaturas no estado neste sábado (8) não passam dos 30 graus, e a mínima fica em 17. No domingo (9), a máxima é de 29 graus, com mínima de 16. A umidade relativa do ar pode chegar a 100%, com céu encoberto a nublado e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas.