Sagres em OFF
Rubens Salomão

Brasil apresentará ao G20 diretrizes de aliança global contra a fome e a pobreza

O governo federal apresentará nesta semana um conjunto de documentos que orientarão a construção da “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”. Serão quatro documentos elaborados durante as reuniões técnicas do G20 em diversas cidades brasileiras do grupo das 20 economias mais ricas do mundo. Por recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o combate à fome e à pobreza é um dos temas centrais da presidência brasileira no G20.

Outras prioridades incluem a mobilização e aliança global contra as mudanças climáticas e a reforma da governança global. O “pré-lançamento” da aliança marca a segunda fase da presidência brasileira no G20. Agora, no nível ministerial, os países devem avançar nas discussões. O Brasil recebe a cúpula do G20, com chefes de estado, no Rio de Janeiro, em novembro. As reuniões ministeriais do G20 começam nesta segunda-feira (22), com o “pré-lançamento” previsto para quarta-feira (24).

O evento terá a presença do presidente Lula (PT) e da primeira-ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina. Os ministros Mauro Vieira (Fazenda), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Fernando Haddad (Fazenda) também participarão. Na ocasião, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apresentará o relatório do mapa da fome. O documento tem título “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI)”. Segundo o Itamaraty, é a primeira vez que a FAO divulga os dados fora de Roma e Nova Iorque.

aliança global reunião de preparação do G20 no Brasil
(Crédito: Divulgação/g20)

Aliança global

O Embaixador Mauricio Lyrio revelou na sexta-feira (19) que pelo menos 150 milhões de crianças de até 5 anos passam fome no mundo. Lyrio é secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty e coordenador da Trilha Sherpas do G20. Além disso, cerca de 730 milhões de pessoas estão em situação de fome ou insegurança alimentar.

Adesão

A partir desta semana, os países poderão aderir e fazer propostas para a “Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”. Até novembro, haverá definição das regras de governança e os tipos de políticas públicas. A reunião ministerial inaugura a “chancela política” e a cúpula com chefes de estado ocorre nos dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.

Agenda

Entre os dias 22 e 24 de julho, ocorrerão reuniões ministeriais da força-tarefa contra a fome e do grupo de desenvolvimento. Nos dias 25 e 26 de julho, haverá um encontro de ministros de finanças e presidentes de bancos centrais, no Rio de Janeiro. Simultaneamente, em Fortaleza, uma reunião discutirá trabalho e emprego no mundo.

Entenda

O G20 atua em duas frentes: Sherpas e Finanças. A trilha de Sherpas trata de questões políticas e é gerenciada por emissários dos líderes do G20. A trilha de Finanças aborda assuntos macroeconômicos e é liderada pelos ministros das finanças e presidentes dos bancos centrais. O objetivo é promover um intercâmbio entre as duas frentes, para que os países disponham de recursos financeiros para implementar os acordos firmados.

Leia mais da Sagres Em OFF:

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 01 – Erradicação da Pobreza; ODS 02  Fome Zero; ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Fortes; e ODS 17 – Parcerias em Prol das Metas.

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.