Frustrante. Assim pode ser definida a estreia da Seleção Brasileira masculina nos Jogos Olímpicos 2016. Mesmo contado com ótima presença de público (69 mil presentes) no Mané Garrincha, em Brasília, e tendo atuado a maior parte do segundo tempo com um jogador a mais, os brasileiros não saíram do 0 x 0 diante da África do Sul. Foi o mesmo resultado da preliminar, entre Dinamarca e Iraque. Com isso, todos do grupo A estão empatados com um ponto e saldo zero.

O time canarinho volta a campo às 22 horas de domingo, quando enfrenta o Iraque, novamente no Mané Garrincha. Na preliminar, a África do Sul duela com a Dinamarca, a partir das 19h.

O jogo

Logo aos 3 minutos, Rodrigo Caio falhou, ao não conseguir cortar um passe longo para Mothiba e o goleiro Weverton saiu nos pés do adversário para evitar o gol. Aos poucos, o Brasil passou a ter mais posse de bola, mas não conseguia ser efetivo. Aos 28, Neymar limpou a marcação e, de fora da área, arriscou o chute, parando em boa intervenção do goleiro Khune. Outra chance foi em finalização de Felipe Anderson, aos 36, que arriscou de fora da área e a bola passou muito perto da trave do goleiro africano. A última oportunidade foi aos 40, quando Neymar recebeu passe de Douglas Santos e bateu com força, parando em grande defesa de Khune.

No segundo tempo, Dolly, o camisa 10 sul-africano, acertou chute cruzado e Weverton fez grande defesa aos 3 minutos. Aos 9, Mothiba apareceu sozinho para cabecear, mas o camisa 1 brasileiro salvou. Aos 14, Mvala recebeu o cartão vermelho e deixou a África com um jogador a menos.

A superioridade numérica fez o Brasil crescer na partida e tentar abrir o placar na base do “abafa”. Aos 19, Neymar arriscou de fora da área e Khune defendeu. Após jogada pela esquerda, Luan arriscou chute cruzado e Gabriel Jesus, com o gol aberto, mandou na trave, perdendo chance inacreditável.

Neymar deu lindo passe para Gabigol, que chutou rasteiro e o goleiro Khune salvou com o pé. O arqueiro voltou a ser protagonista aos 31, quando afastou lançamento longo e, na sequência, ficou com a bola após bicicleta de Gabigol. As últimas chances foram em jogadas individuais: aos 49, Neymar fintou dois marcadores e chutou rasteiro da entrada da área. Khune defendeu sem rebote. Na sequência, Rafinha avançou pela ponta direita e cruzou rasteiro, mas o goleirão da África foi bem e ficou com a bola. Aos 50, o árbitro encerrou o jogo e a torcida vaiou bastante a Seleção de Rogério Micale.

Confira as outras partidas da primeira rodada:

13h – Iraque 0 x 0 Dinamarca – Grupo A
15h – Honduras 3 x 2 Argélia – Grupo D
16h – Brasil 0 x 0 África do Sul – Grupo A
17h – México x Alemanha – Grupo C
18h – Portugal x Argentina – Mineirão – Grupo D
19h – Suécia x Colômbia – Grupo B
20h – Fiji x Coréia do Sul – Grupo C
22h – Nigéria x Japão – Grupo B

Ficha técnica:
Brasil 0 x 0 África do Sul
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Cartão vermelho: Mvala (AFR)
Arbitragem: Antonio Mateu Lahoz (ESP); Pau Devis, Roberto Perez.

BRASIL: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio, Douglas Santos (William); Thiago Maia, Renato Augusto (Rafinha Alcântara), Felipe Anderson (Luan); Gabriel, Gabriel Jesus e Neymar.
Técnico: Rogério Micale.

ÁFRICA DO SUL: Khune; Mobara, Mathoho, Coetzee e Mekoa; Mvala, Motupa, Modiba (Ntshangase) e Dolly; Masuku (Morris) e Mothiba.
Técnico: Owen da Gama.