Segundo dados apresentados no programa Tom Maior, da Sagres TV, o Brasil desperdiça cerca de 46 milhões de toneladas de alimentos por ano. Em meio a um cenário de fome crescente, com milhares de pessoas em situação de rua e insegurança alimentar, soluções inovadoras vêm sendo adotadas para reduzir esse problema crônico.
Durante o programa, o chefe André Marques destacou a importância de iniciativas que combatem o desperdício de forma estruturada e sustentável. Ele citou a plataforma Food to Save como exemplo prático que já está dando resultados concretos em Goiás.
“O desperdício de alimento no Brasil é muito grande. Nos próprios entrepostos de distribuição, já se perde muita coisa. Mas dentro dos restaurantes também sobra comida de boa qualidade que, por falta de conexão com a tecnologia, acaba indo para o lixo”, afirmou Marques.
O projeto do hotel com o Food to Save funciona a partir da oferta de uma “sacolinha surpresa” com alimentos que sobraram dos bufês de café da manhã e almoço, mas ainda estão em perfeito estado de consumo. Esses itens, que normalmente seriam descartados, são vendidos por um preço acessível — em média R$ 19,00, contra o valor original estimado em R$ 50,00.
“Não é uma sobra que seria jogada fora porque está ruim, mas sim alimentos frescos, preparados com qualidade, que não foram consumidos dentro do prazo de exposição e podem ser reaproveitados”, explicou o chefe. A proposta já apresenta resultados expressivos. Somente no último mês, um hotel reaproveitou 279 quilos de alimentos, o que evitou a emissão de 1.300 quilos de CO₂ na atmosfera.
“Tem fidelizado clientes. Cerca de 40% começaram comprando o café da manhã e depois passaram a pegar também a sacolinha do almoço”, destacou Marques. Segundo ele, a transparência e o rigor nos processos são fundamentais para garantir a confiança do consumidor.
“A sacolinha é surpresa, mas sempre é uma surpresa boa. Temos nutricionistas, equipe de cozinha treinada e controle de qualidade rígido. Muitos clientes inclusive preferem buscar o pedido pessoalmente e até acompanham a montagem da sacola”, revelou. Além da parceria com o aplicativo, o hotel adota práticas sustentáveis como a compra de produtos de agricultores locais, o que reduz desperdícios e valoriza a produção regional.
“Esses produtores atendem demandas específicas. Eles sabem que vamos comprar apenas determinado tipo de batata, de alface. Então, produzem com foco, o que melhora a qualidade e reduz o descarte”, afirmou o chefe. Para André Marques, o combate ao desperdício de alimentos é uma responsabilidade coletiva.
E, apesar dos desafios, ele acredita que o Brasil está no caminho certo ao integrar soluções tecnológicas ao cotidiano da alimentação.
*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU). ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis
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