O Brasil abriu as disputas do judô nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com os seis atletas que foram ao tatame conquistando medalhas, sendo quatro douradas. Caras novas, como Aléxia Nascimento e Michel Augusto, e experientes, como Larissa Pimenta e a multicampeã Rafaela Silva, foram ao topo do pódio neste sábado (28), em que se celebra o Dia Internacional da modalidade.

A vitória de Rafaela teve gosto especial. Ela até tinha vencido a categoria até 57 quilos (kg) no Pan de Lima, no Peru, em 2019, mas teve a medalha cassada após ser pega no doping. Dona de dois títulos mundiais (2013 e 2022) e um olímpico (2016), essa carioca de 31 anos não demorou a aplicar dois wazaris (quando o atleta derruba o adversário de lado) e a derrotar a argentina Brisa Gómez, tornando-se a primeira judoca do país a ser campeã de tudo no esporte.

“Na primeira luta, veio um pouco da lembrança de 2019, então tive que segurar a emoção. Durante os últimos quatro anos eu pensei nesses Jogos de Santiago. Consegui me manter forte e focar no objetivo. Foram quatro jogos batendo na trave. Prata [2011], bronze [2015], o ouro retirado. Dezesseis anos depois, consigo esse ouro”, celebrou Rafaela, emocionada, ao falar para a assessoria do Time Brasil.

Aléxia

O primeiro ouro de sábado veio com Aléxia Nascimento, que venceu a mexicana Edna Carrillo na final da categoria até 48 kg. A sul-mato-grossense de 21 anos se credenciou à competição com o título do Pan Júnior de 2021, realizado em Cali, na Colômbia. O pódio ainda teve a pernambucana Amanda Lima, 24 anos, que garantiu o bronze ao derrotar a chilena Mary Dee Vargas.

Na sequência, Michel encarou o colombiano Johan Rojas na decisão do peso até 60 kg. O paulista de 18 anos chegou a ter com duas punições (shidos) por falta de combatividade, e uma de ser desclassificado, mas reagiu e pressionou o adversário. A vitória coube ao brasileiro.

Campeã no Pan de Lima, Larissa revalidou o título da categoria até 52 kg, ao vencer a mexicana Paulina Martinez na final. Assim como Michel, a paulista de 24 anos se beneficiou do acúmulo de punições da adversária para assegurar a vitória e o bicampeonato.

O paulista Willian Lima, de 23 anos, ainda garantiu o bronze na categoria até 66 kg. Na disputa pelo terceiro lugar, o brasileiro encaixou dois wazaris para vencer o peruano Juan Postigos. A medalha dele garantiu 100% de aproveitamento do judô brasileiro no primeiro dia da modalidade em Santiago.

O Brasil volta ao tatame de Santiago neste domingo (29), com mais seis judocas: Ketleyn Quadros (categoria até 63kg), Aléxia Castilhos, Luana Carvalho (ambas até 70kg), Daniel Cargnin, Gabriel Falcão (ambos até 73kg) e Guilherme Schimidt (até 81kg). As eliminatórias começam às 10h (horário de Brasília).

Beisebol

A primeira medalha do beisebol do Brasil em Jogos Pan-Americanos é de prata. Neste sábado (28), a seleção verde e amarela encerrou a caminhada em Santiago, no Chile, superada pela Colômbia por 9 a 1, na final da modalidade.

Apesar da derrota, a campanha brasileira foi histórica. Em seis partidas, foram quatro vitórias – uma justamente sobre a Colômbia, na primeira fase – e duas derrotas. O time brasileiro ainda suplantou seleções tradicionais, como Venezuela (onde o beisebol é o principal esporte) e Cuba (12 vezes medalhista de ouro), mesmo com elas. O país não marcava presença em um Pan desde 2007, quando sediou o evento, no Rio de Janeiro.

Agenda do dia

ATLETISMO (Duas medalhas em jogo)
7h- marcha atlética feminina 20km – Gabriela Sousa e Viviane Lyra
9h30- marcha atlética masculina 20km – Caio Bonfim e Matheus Correa

JUDÔ (quatro medalhas em jogo)
10h – eliminatórias 73kg (Daniel Cargnin e Gabriel Falcão), 81kg (Guilherme Schmidt), 63kg (Ketleyn Quadros) e 70kg (Luana Carvalho)
15h- disputas do ouro e bronze

ÁGUAS ABERTAS (duas medalhas em jogo)
9h – prova feminina (Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut)
14h30- prova masculina – sem Brasil

VELA (2º dia de regatas)
13h-Snipe: Juliana Duque e Rafa Martins
Lightning: Thomas Sumner, Ana Barbachan e Larissa Juk
ILCA 7: Bruno Fontes
ILCA 6: Gabriella Kidd
Fórmula Kite: Bruno Lobo e Maria do Socorro Reis
IQFoil: Mateus Isaac e Bruna Martinelli
49er: Marco Grael e Gabriel Simões
49erFX: Martine Grael e Kahena Kunze
Nacra 17: Samuel Albrecht e Gabriela Sá

BASQUETE (Uma medalha de ouro em jogo)
17h- disputa do bronze -Cuba X Argentina
20h – disputa do ouro Brasil x Colômbia

CANOAGEM SLALOM (seis medalhas de ouro em jogo)
11h- final do C1 masculino
11h20 – final do C1 feminino
11h40- final do K1 masculino
12h- final do k1 feminino
15h50- final do cross masculino
15h55- final do crosso feminino

CICLISMO (duas medalhas em jogo)
9h – prova feminina de estrada
13h- prova masculina de estrada

HIPISMO CCE (duas medalhas em jogo)
12h- final por equipes e individual

HÓQUEI NA GRAMA – Primeira fase
17h30 – Brasil x EUA

FUTEBOL – Primeira fase
13h – Brasil x Honduras

HANDEBOL
17h – disputa do bronze – Paraguai X Chile
19h30- disputa do ouro – Brasil X Argentina

TÊNIS
13h- Gustavo Heide (Brasil) x Thiago Monteiro (Brasil) – disputa do bronze
17h- Laura Pigossi X Lourdes Calle (Argentina) – disputa do ouro

TÊNIS DE MESA
10h40- Giulia/Bruna Takahashi (Brasil) X Esmeryn Castro/Eva Peña (Rep.Dominicana) – oitavas de final
12h- Vitor Ishii/Bruna Takahashi (Brasil) X Rosy Benitez/Cesar Arrocha (Venezuela) – oitavas de final dupla mista
16h- Hugo Calderano/Vitor Ishii (Brasil) X Rogelio Castro/Marcos Matilla (México) – oitavas de final

*Redação com informações da Agência Brasil

Leia mais: