A Seleção Brasileira não conseguiu diminuir a dor na sua última atuação na Copa do Mundo de 2014. Visivelmente abalado após a histórico goleada sofrida para a Alemanha, o time brasileiro perdeu a disputa do terceiro por 3 a 0 para a Holanda e deixa a competição de maneira triste, na quarta colocação. Árbitro da partida marca pênalti em falta fora da área e permite construção da jogada em impedimento no lance do segundo gol e é decisivo na partida.

O jogo

O pesadelo parecia não ter mesmo um fim. Antes mesmo da partida completar um minuto, Thiago Silva fez falta em Robben na entrada da área, o árbitro marcou penalidade e ainda advertiu o capitão brasileiro com o cartão amarelo. Na batida, Van Persie bateu bem e inaugurou o placar. 1×0 para a Holanda.

Com o meio de campo bastante preenchido, o Brasil ainda ameaçava criar algumas jogadas, mas a marcação holandesa era muito forte e bloqueava bem as ações ofensivas do Brasil. Lançamentos eram feitos para Jô, mas, sozinho, o atacante não conseguia desenvolver as jogadas. A Holanda esperava o Brasil no setor defensivo.

Porém, em uma rápida jogada construída pela lateral direita veio mais um golpe para aumentar a agonia brasileira. De Guzmán cruzou na boca do gol, David Luiz afastou para o meio da área, mas nenhuma marcação chegou e Blind teve toda a tranquilidade do mundo para dominar, ajeitar o corpo, e bater por cima de Júlio César: 2×0.

As melhores jogadas do Brasil vinham em jogadas de bola parada. Em duas faltas na entrada direita da área, Maicon levantou com perigo na pequena área, mas, em ambas as vezes, ninguém chegou para cabecear.

Fim melancólico

A etapa final voltou um pouco mais veloz, com o Brasil tentando acelerar as jogadas, principalmente pelas laterais, para desmontar o forte bloqueio defensivo holandês. Porém, a equipe não apresentava boa organização e parecia perdida em jogadas individuais, sem agredir o goleiro Cillenssen.

A Holanda continuava firme atrás, mas apostando nas descidas em velocidade também para chegar ao terceiro gol e liquidar a partida. Os holandeses impunham muito ritmo para cima da marcação brasileira, que estava nervosa e acabava fazendo faltas duras. Após roubada de bola do Brasil, Ramires chamou a jogada e bateu com perigo de fora da área, mas errou o gol.

Na reta final do segundo tempo o Brasil já tinha mais posse de bola, pois precisava de mais dois gols para ao menos empatar a partida. Porém, mesmo com a bola nos pés, o time sentia muita dificuldade para criar chances reais e pouca agredia a Holanda. Enquanto isso, a Laranja manteve o posicionamento tático e ainda conseguiu fazer mais um gol, já no fim da partida, com Wijnaldum, aos 45 minutos.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 0 X 3 HOLANDA

Local: Arena Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 12/07/2014
Horário: 17h
Árbitro: Djamel Haimoudi (ALG)
Assistentes: Redouane Achik (MAR) e Abdelhak Etchaili (ALG)

Gols: Van Persie 2’ 1T (0-1), Blind 15’ 1T (0-2) e Wijnaldum 45′ 2T (0-3)
Cartões Amarelos: Thiago Silva, Fernandinho e Oscar (BRA); Robben, De Guzmán (HOL)

BRASIL: Júlio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo (Fernandinho), Ramires (Hulk), Paulinho (Hernanes), Oscar e William; Jô.
Técnico: Luis Felipe Scolari

HOLANDA: Cillenssen (Vorm); Kuyt, Vlaar, De Vrij, Martins Indi e Blind (Janmaat); Clasie (Veltman), Wijnaldum e De Guzman; Robben, Van Persie.
Técnico: Louis Van Gaal