O Brasil enfrenta o desafio de reduzir desperdício de alimentos. O país perde 26 milhões toneladas de alimentos por ano no processo de produção. Mas isso equivale a 35% de tudo que o país produz. Os dados são da pesquisa “Perdas e desperdícios de alimentos: causas principais”, realizada pelo Instituto BRF e Fundação José Luiz. 

A perda de alimentos na produção gera danos ao meio ambiente, a economia, bem como afeta a segurança alimentar dos brasileiros. Segundo a pesquisa, o desperdício envolve as etapas de produção, varejo e consumo. Então, o estudo auxilia o país porque a política de segurança alimentar e combate à insegurança alimentar depende da redução do desperdício.

Profissionais como o professor e especialista em ESG, Gustavo Loiola e Renata Gonçalves, presidente e diretora da ONG GoodTruck Brasil, afirmam que o país precisa desenvolver a economia circular, soluções tecnológicas e educação comportamental da população para evitar o desperdício. 

Portanto, são ações como doações de sobras de restaurantes e mercados, ciclo de distribuição rápido e mais. “Iniciativas como bancos de alimentos e restaurantes populares têm sido algumas das formas encontradas para reduzir o desperdício. É por esse caminho multidimensional que o Brasil tem buscado avançar no enfrentamento deste desafio”, contou Gustavo.

*Com portal Notícia Sustentável

*Este conteúdo está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta matéria, o ODS 12 – Consumo e produção responsáveis.

Leia mais: