Se alguém pensava em empreender pela internet a ainda não teve oportunidade, o momento pode ter chegado, ou melhor, se bobear já está passando. O professor e empreendedor gaúcho Bruno Perin, em entrevista à Sagres TV nesta quinta-feira (2), avaliou perfis de quem tenta engrenar nesse ramo, mas muitos, segundo ele, ainda o fazem da maneira correta.
“Eu tenho visto mais mortalidade [dos negócios] pelo mal uso de informações que não são corretas do que propriamente dito pelo mercado. Isso para mim é uma preocupação extremamente relevante”, afirma.
O marketing colaborativo, ou marketing 4.0, como o próprio nome sugere, se dá pela propagação do conteúdo por meio da colaboração dos indivíduos. Neste processo, a empresa cria a ação com seu público-alvo e os próprios consumidores ajudam a espalhar as informações.
Uma das estratégias que têm endossado essa evolução é o uso de uma ferramenta chamada Brand Entertainment, que tem, por objetivo, explorar ações de entretenimento, como vídeos e jogos, por exemplo, para levar experiências reais de maneira criativa e surpreendente, mostrando, assim, os valores da empresa.
Para Bruno Perin, quem começa pensando apenas nos ganhos, larga mal na corrida pelo sucesso digital. “Você simplesmente achar que vai chegar, oferecer um produto e vender, isso é muito perigoso. A primeira dica que eu daria para todas essas pessoas é ‘encontre um problema que seja relevante e as pessoas tenham disposição a pagar'”, recomenda. “A maior parte das pessoas ‘morre’ porque elas criam um negócio que não precisava, ou seja, o mercado não tinha disposição a pagar”, complementa.
Investidor em quatro starturps, Bruno Perin é um dos nomes mais influentes em empreendedorismo da América Latina segundo o Conselho Latino Americano de Administração. Atualmente vive no Espírito Santo, se dedica às startups nas quais é investidor e percorre o Brasil fazendo palestras sobre empreendedorismo de alto impacto e causando surpresa nas plateias Brasil afora com seu jeito único e “fora do padrão” que se espera de um palestrando que fala sobre o mundo dos negócios.
Perin é autor de livros como “A Revolução das Startups”, “Os 15 maiores erros de novos empreendedores” e “Sem dinheiro – como construir uma startup com pouca grana”.
Confira a entrevista com Bruno Perin no Tom Maior #49, a partir de 02:07:00