Sagres em OFF
Rubens Salomão

Caiado amplia a base nos municípios e DEM chega a 80 prefeitos

Faltando pouco mais de um ano para a realização das eleições de 2022, o governador Ronaldo Caiado tem conseguido ampliar a base de apoio nos municípios. O DEM tinha apenas 10 prefeitos em Goiás em 2016 e cresceu para 62 nas eleições de 2020. Meses depois chegou a 68 e agora tem 80. Caiado deve disputar a reeleição no próximo ano amparado por uma ampla frente de partidos.

Parte dos prefeitos que se filiaram ao DEM já tinha Caiado como aliado, mas não houve a possibilidade de apoio em 2020. O DEM já recebeu prefeitos de diversas legendas, entre elas do MDB, Progressistas, PSL, PSC e PSDB. Entre os egressos do ninho tucano está o prefeito de Goianira, Carlão da Fox, que de quebra ganhou apoio do governador para se eleger presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM).

Por conta da pandemia da Covid-19, as articulações políticas ficaram mais esfriadas. A migração de prefeitos de outras legendas para o DEM, teve um movimento controlado. A avaliação interna é que não houve uma ofensiva agressiva e caso tivesse ocorrido, o partido teria chegado a 100 prefeitos.

Ouça a coluna Sagres em OFF:

PL

Entre os novos filiados no DEM estão alguns prefeitos do PL. Gestores municipais ficaram desconfortáveis após a deputada federal Magda Mofatto ter gravado vídeo durante as buscas por Lázaro Barbosa. Alguns prefeitos chegaram a se filiar no DEM, outros que ainda estão no PL, já sinalizaram saída. O vídeo gerou desconforto.

Avaliação

A deputada federal Magda Mofatto tem avaliado que pode ficar na base de Caiado. Mas a decisão ficará para o ano que vem. Ela argumentou que o caso Lázaro não atrapalhou a relação dela com o governador. “Nunca desrespeitei ninguém, pelo contrário, fiz uma colocação importantíssima parra o governo, onde havia uma politização”, disse. “O relacionamento com ele sempre foi muito tranquilo, muito republicano, reconheço o trabalho dele e está sendo conduzido da melhor maneira possível como governador”, completou.

Estica corda

A parlamentar relembrou que as condições dadas aos policiais durante a operação e sugeriu que o secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, de fato ser um possível nome para a disputa a deputado federal, na avaliação dela. “Foi o que deu pra ver, não precisa conversar com ele, deu pra ver. As ações foram para isso (para ser candidato) e isso ficou bem visível”, destacou a parlamentar.

PSDB

O PSDB tentará construir agenda em diferentes locais do estado. O partido chegou a perder alguns prefeitos para o DEM. A legenda comandada pelo ex-governador José Eliton já projeta processos de filiação. O PSDB vem enfrentando um processo de esvaziamento desde as eleições de 2018, marcada pela derrota do grupo político do ex-governador Marconi Perillo, réu em um processo por suspeita de corrupção. Os tucanos perderam espaço em Goiás para o DEM, partido do governador Ronaldo Caiado.

Meio Ambiente

O descompromisso do governo federal na área do Meio Ambiente tem mobilizado governadores de 22 estados para busca de recursos, incluindo fundos financeiros internacionais para preservação da fauna e flora nacional, além da adoção de políticas energéticas com menos agressão à natureza.  Em abril, os gestores estaduais assinaram uma carga. O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou do movimento. Um dos primeiros resultados foi reunião na semana passada do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande com membros da União Europeia.  

Mais Lidas:

Sagres Online
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.