Nas redes sociais, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou na noite desta quarta-feira (17/2) que mais 4,8 milhões de novas doses da vacina chegam no dia 23 desse mês. 160 mil serão destinadas a Goiás. O anúncio foi feito após reunião virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

Serão dois milhões de doses da vacina desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Fiocruz – importadas da Índia – e 9,3 milhões de doses da CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e produzidas no Brasil. Em março, a pasta também aguarda a chegada de 18 milhões de doses da vacina do Butantan, e mais 16,9 milhões de doses da vacina da AstraZeneca.

Confira a postagem:

“Com vacinação, respeito aos protocolos de segurança, consciência e respeito à vida vamos vencer essa pandemia”, escreveu Caiado.

Até o mês de julho serão distribuídos aos estados 230,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, o que deve garantir a continuidade da vacinação “de forma igualitária e gratuita”, disse o ministro na reunião.

O cronograma do primeiro semestre apresentado pelo ministro Eduardo Pazuello também leva em conta as negociações com a farmacêutica União Química e o Instituto Gamaleya, para a vacina russa Sputnik V, e com a Precisa Medicamentos e o laboratório indiano Bharat Biotech, para a Covaxin. A previsão é de que o contrato com os dois laboratórios seja assinado ainda nesta semana.

Segundo o Ministério da Saúde, com a incorporação de tecnologia para a produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), a União Química deverá produzir no Brasil 8 milhões de doses da vacina Sputnik V por mês. Já a Precisa Medicamentos deve importar da Índia 20 milhões de doses da Covaxin até maio.

Sobre as doses da vacina Oxford/AstraZeneca importadas pelo consórcio Covax Facility, a informação é de que serão entregues 2,6 milhões em março, e outras oito milhões até junho, totalizando 10,6 milhões de doses.

(Com Agência Brasil)