O governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou nesta quarta-feira (24) que enviará projeto à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para a criação de uma nova Pasta, a Secretaria da Retomada. Segundo o democrata, a nova estrutura terá como finalidade atender à camada mais carente da sociedade e os mais impactados economicamente pela pandemia.

“Buscamos todas aquelas pastas que de uma certa maneira estavam sobrepostas e criamos uma secretaria chamada Secretaria da Retomada. Ela tem essa finalidade, diagnosticando, sabendo como nós vamos atuar, como vamos apoiar essas famílias, os municípios mais carentes, como nós vamos dar alternativas para o cidadão que o filho dele não está na escola particular mais e precisa da escola pública, daquela que não paga o seguro, que não tem condições de quitar os seus compromissos; avançar no crédito subsidiado do FCO [Fundo de Financiamento do Centro-Oeste] para que haja capital de giro a essas pequenas empresas para ver se elas sobrevivem e não fechem as portas”, afirma.

Ainda segundo Caiado, com a nova secretaria, o governo poderá enxugar a estrutura do Estado, e não trará novos custos aos cidadãos, uma vez que não haverá criação de novos cargos para ocupá-la, e sim um remanejamento de servidores para que ocupem as funções na nova Pasta.

“Não tem custo algum para o bolso do cidadão. O que nós fizemos é uma compensação de superintendências, diretorias, gerências que tiramos de outras secretarias”, afirma.

No evento, o governador apresentou ainda o Plano Safra 2020/2021, que vai destinar mais de R$ 18 bilhões em crédito a produtores rurais em Goiás.